-A A +A
Campus de Goiabeiras - Vitória

Estreando no circuito nacional, Los Territorios é exibido no Cine Metrópolis

O filme Los Territorios, que estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 7, também será exibido no Cine Metrópolis, na sessão das 19h45. Após uma longa e vitoriosa carreira nos festivais ao redor do mundo, o documentário, que é uma coprodução entre Brasil e Argentina, ficará em cartaz no cinema da Ufes até 13 de junho (confira os dias e horários abaixo).

Los Territorios é um documentário ficcional que poderia também ser tratado como uma grande reportagem. O longa acompanha a jornada do cineasta argentino Iván Granovsky que, após o ataque ao jornal parisiense Charlie Hebdo (foto), em 2015, se dá conta de seu interesse por política internacional e sai em busca de diferentes eventos e conflitos geopolíticos ao redor do mundo, na tentativa de cobrir algum acontecimento na linha de frente. Para tanto, ele conta com a ajuda de diversos correspondentes amigos de seu pai, o jornalista Martín Granovsky – grande incentivador do filho.

Filmando a si mesmo, Iván narra as realidades e culturas de diversas nações, fazendo relatos das tensões vividas por povos com problemas internos. Passa por países como Portugal, Espanha, Bolívia, Jerusalém, Grécia e Brasil, onde acompanha as manifestações que tomaram as ruas em junho de 2013, a favor do impeachement da presidente Dilma. Em todos os locais que visita, Iván conta um pouco sobre o que está acontecendo.

Dirigindo e atuando com honestidade, o argentino deixa claras as dificuldades em cobrir acontecimentos de importância mundial. Trata-se de uma peça autoral e pessoal, na qual o diretor faz uso da metalinguagem para compreender o cenário atual do mundo.

The Beast

A exibição de Los Territorios será precedida pela apresentação do curta-metragem The Beast. Lançado em 2016, o curta teve estreia mundial na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes e narra, em seus 24 minutos, um dia em um parque aquático sul-africano.

No centro da narrativa estão Jacob, que sonha que mata um leopardo com as próprias mãos; Cosmas, que varre folhas debaixo da única árvore com sinal de celular e aproveita para ouvir as conversas dos turistas ao telefone; Ndu, que é um guia florestal num safari sem bichos; e o dançarino Shaka, que quer atuar numa peça de Shakespeare. O filme mostra a relação dos personagens com suas expectativas e realidades.

Serviço:

Documentário Los Territorios (Brasil/Argentina, 2017, cor, 90’) e curta-metragem The Beast (BRA/FRA/AFR, 2016, COR, 24')
Quinta-feira (07) e Sexta-feira (08) às 19h45
Sábado (09) e domingo (10), às 18h15
Segunda-feira (11), terça-feira (12) e quarta-feira (13), às 19h45
Classificação Indicativa: 12 anos

 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910