-A A +A
Campus de Goiabeiras - Vitória

Situação carcerária é tema do próximo Cinemas em Rede

O próximo Cinemas em Rede traz um debate pertinente: a situação carcerária brasileira. O tema é retratado no documentário Central, de Tatiana Saber, que será exibido na quinta-feira (17), às 19h. A sessão será seguida de debate online. A entrada é gratuita.

O documentário Central, sobre o Presídio Central de Porto Alegre, é o primeiro longa-metragem da cineasta gaúcha Tatiana Sager. Jornalista formada pela PUCRS, ela já tinha dirigido dois curtas anteriormente (Janete – Minha Vida não é um Romance e O Poder entre as Grades), além de ter participado como diretora executiva de outras produções cinematográficas.

Através de depoimentos de apenados, policiais militares e visitantes, além de análises de autoridades, são caracterizados o cotidiano e a dura realidade do presídio, que já foi alvo de denúncias à Organização dos Estados Americanos (OEA) por violação dos direitos humanos. O documentário foi inspirado no livro Falange Gaúcha, do jornalista Renato Dornelles.O filme é um forte indicativo para entender a grave e cruel crise do sistema carcerário brasileiro e que tem levado a motins frequentes e, em especial, aos recentes massacres em pelo menos três casas prisionais das regiões Norte e Nordeste. Barril de pólvora que pode gerar novos e mais graves genocídios.

 

Central, de Tatiana Sager
(Brasil, 2016, cor, 86’)

Um sistema prisional falido e beirando o caos, a partir da realidade do maior presídio do país, que sofre com uma superlotação crônica e cujo controle, a partir do portão das galerias, é exercido pelos próprios presos, na maioria dos casos, líderes de facções criminosas.

​Classificação Indicativa: 14 anos

TRAILER

Crítica / Entrevista

 

Após a exibição, haverá um debate em rede com a diretora do filme, Tatiana Sager; o co-diretor, Renato Dornelles; a juíza da 1ª Vara de Execuções Criminais (VEC) de Porto Alegre, Sonáli da Cruz Zlohan; a coordenadora da Liga dos Direitos Humanos da Faculdade de Educação da UFRGS, Giancarla Brunetto; e Elionaldo Fernandes Julião, professor adjunto da UFF e pesquisador da situação carcerária.

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910