-A A +A
Campus de Goiabeiras - Vitória

Red Doctubre 2016

 
A Red Doctubre é uma rede de exibição promovida pelo 11º DocsDF - Festival Internacional de Cine Documental da Cidade do México. Por meio da rede se apresenta uma seleção de documentários latino-americanos de curta e longa-metragens selecionados para o festival mexicano. A mostra acontecerá em diversos países ibero-americanos no mês de outubro e o Cine Metrópolis é a única sala brasileira inscrita. O evento acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro em 2 sessões diárias: às 14h e 15h30, com entrada franca.
 
 

PROGRAMAÇÃO:

Segunda-feira (17/10)

>>14h

“Campo de Jogo”, de Eryk Rocha
(Brasil, 2014, cor, 70’)

No Rio de Janeiro, perto do mítico estádio Maracanã, palco da grande final da Copa do Mundo de 2014, encontramos o campo popular do bairro Sampaio. Lá acontece o futebol como expressão genuína da cultura brasileira. Disputado aos domingos, o campeonato anual de favelas reúne 14 times. Cada um representa as cores e os rituais de sua comunidade. Geração X Juventude disputam a final.

+

“Memín: Crônica de um Boxeador” (Memín: Crónica de un Boxeador), de Rodrigo Álvarez Flores
(México, 2014, cor, 16’)

Carlos Memín, Carlson é um jovem boxeador profissional que acredita que a fórmula para ganhar nos ringues é o espírito de campeão. Anteriormente delinquente juvenil, agora um devotado esportista, Carlos nos apresenta sua luta no esporte e na vida. 

 

>>15h30

“Uma Inquisição Silenciosa” (Una Inquisición silenciosa), de Alessandra Zeka e Holen Sabrina Kahn
(Nicarágua/EUA,  2014, cor, 66’)

Em um hospital público da Nicarágua, a doutora Cerrato luta com sua consciência em uma batalha contra as implicações de uma nova lei que proíbe o aborto, inclusive em casos de violação, incesto ou para salvar a vida de uma mulher. Ela e suas colegas navegam entre a perseguição e a determinação de usar os protocolos médicos que lhes permitem salvar vidas.

+

“Causa Vitae Curriculum Mortis”, de Lucas Scandura
(Brasil, 2014, cor, 5’)

O diagnóstico de uma vida inteira ou de uma vida que está por vir? A falta de Deus ou o êxito da maldade? Doente ou abençoado? 

 

Terça-feira (18/10)

>>14h

“Casa Branca” (Casa Blanca), deAleksandra Maciuszek
(Polônia/México, 2015, cor, 60’)

No esquecido bairro pesqueiro de Casa Blanca, Nelsa, uma mulher de 70 anos, vive com Vladimir, seu filho com Síndrome de Down. Ainda que ele cuide dela, a convivência entre eles não é um mar de rosas. A responsabilidade de Vladimir com Nelsa entra em conflito com seu desejo de hombridade, independência e respeito no bairro. Ela, por outro lado, poderia enviá-lo a um centro de atenção, no entanto respeitou o desejo do filho e enfrentou as pessoas que tentam separá-los.

+

“Pé de Página” (Pie de página), de Paola Ovalle e Alfonso Díaz Tovar
(México, 2014, cor, 9’)

Os desaparecidos no México se tornaram a nota de pé de página que incomoda e interrompe o relato imaginário de sua democracia e progresso. Esse curta-metragem documental expõe as ruínas de três lugares desenhados e construídos pelo crime organizado para desintegrar corpos humanos e depositar seus restos.

 

>>15h30

“Entre o Sagrado e o Profano” (Entre lo sagrado y lo profano), de Pablo Márquez
(México, 2014, cor, 78’)

Uma exploração visual e antropológica do espírito dos homens por meio da linha tênue que divide a fé excessiva em suas crenças religiosas e a paixão com que se entregam aos prazeres mundanos em uma cidade que convive harmoniosamente com seu duplo moral. Religião, fé, política, violência e morte estão intimamente conectadas nesse retrato social.

+

“Os Invisíveis” (Los Invisibles), de Edgar Álvarez
(Colômbia, 2014, cor, 7’)

Os Invisíveis usa como cenário as ruas da cidade de Los Angeles e mostra, por meio de vários personagens, um dia na vida das pessoas desabrigadas. Os que sobrevivem ou vivem em outra realidade, produto de sua loucura, jovens com um sonho americano falido, veteranos de guerra, viciados em drogas sem família, vítimas da crise econômica ou anímica.

Entrada franca em todas as sessões.

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910