Campus de Goiabeiras - Vitória

"Ciclo - 3 filmes de Gustavo Galvão" é o destaque da semana, além de Marcélia Cartaxo em "Lispectorante", e o emocionante "Betânia"

O ciclo “Três Filmes de Gustavo Galvão” apresenta uma retrospectiva da carreira do cineasta brasiliense, com destaque para seu novo longa Inventário de Imagens Perdidas (2023), selecionado para o 41o Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay (Montevidéu, 2023). Com mais de duas décadas de trajetória e filmes exibidos em diversos festivais nacionais e internacionais, Galvão também assina O Vazio de Domingo à Tarde (2023) e Ainda Temos a Imensidão da Noite (2019), que completam a mostra e aprofundam o olhar sobre sua filmografia. Confira as sinopses:

"Inventário de Imagens Perdidas" (Brasil, 77 minutos, 2023)

Sinopse: Num futuro próximo, uma revolução fundamentalista coloca o país em guerra civil. Duas mulheres em fuga se escondem no campo. Seus caminhos se cruzam numa casa povoada por memórias de um ex-cineasta, esquecido como o próprio cinema.

 

"O Vazio de Domingo à Tarde" (Brasil, 94 minutos, 2023)

Sinopse: Duas tramas correm em paralelo. De um lado se encontra Mônica, atriz em crise com a superexposição e o desgaste da vida de celebridade. A crise é potencializada com a temporada que passa em Brasília, enquanto o marido cuida do pai à beira da morte. Do outro lado está Kelly, adolescente que vive no interior de Goiás, onde Mônica acaba de atuar em um filme independente. Kelly sonha ser como Mônica e tenta, em vão, falar com ela. A jovem não desanima e decide encontrar sua musa novamente.

 

"Ainda Temos a Imensidão da Noite" (Brasil/Alemanha, 98 minutos, 2019)

Sinopse: Cansada de lutar por um lugar ao sol com sua aguerrida banda de rock, onde é vocalista e trompetista, Karen decide ir embora de Brasília. Ela segue os passos do ex-parceiro de banda Artur, que tenta a sorte em Berlim. O convite parte de Martin, amigo alemão com quem fecham um triângulo imprevisível.

 

 

Da diretora Renata Pinheiro ("Carro Rei", "Amor, Plástico e Barulho"), e com Marcélia Cartaxo (' A Hora da Estrela" e "Pacarrete"), "Lispectorante" mergulha nas frestas da memória e da fantasia para reinventar o olhar sobre a existência e o tempo. O filme teve sua premiére mundial no Festival do Rio (2024).

"Lispectorante" (Brasil, 2025, 93 min.)

Sinopse: Afundada numa crise existencial e financeira, Glória Hartman, 58 anos, retorna ao Recife, sua cidade natal. Através de uma fenda nos escombros da casa onde morou Clarice Lispector, Glória começa a ver coisas misteriosas enquanto trilha um percurso de desconstrução da sua visão de vida.

 

 

"Betânia", de Marcelo Botta, é um emocionante drama marenhense sobre uma matriarca enfrentando o luto de seu marido. Com sua estreia no Festival de Berlim, o filme já foi exibido em mais de 22 Mostras e Festivais, agradando ao público e crítica. E agora também está sendo exibido no festival É Tudo Verdade.

"Betânia" (Brasil, 2025, 125 min.)

 

Sinopse: Depois de perder seu marido, a parteira Betânia se muda para o povoado onde nasceu, mas jamais habitou. Empurrada pelo som ancestral do Bumba Meu Boi, pela força da família e da comunidade, Betânia tenta renascer, assim como as flores que desabrocham nos Lençóis durante a seca.

 

Confira os horários e não perca!

 

 

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910