O Mestre do Suspense
Reverenciado por muitos dos cineastas mais importantes da história, Alfred Hitchcock certamente está no posto mais alto quando tratamos de filmes de suspense. Não à toa, François Truffaut, um dos maiores pensadores do cinema moderno, dedicou-se a entrevistá-lo e transformar tudo em um livro.
Hitchcock é o mestre do suspense pela forma como manipula o espectador e atinge o limite da tensão com uma técnica cinematográfica refinada e inventiva, que ajudou a definir o Cinema, ainda nos anos 50.
Embora sempre lembrado por filmes como “Um Corpo que Cai” e “Psicose”, vários outros filmes, talvez não tão vistos, ajudaram Hitchcock a aperfeiçoar seu estilo. Desde seu período inglês, com filmes como “A Dama Oculta”, até seus últimos filmes, como “Marnie, Confissões de uma Ladra”, Hitchcock se comprometia a deixar sua marca na história do cinema.
O ciclo "O Mestre do Suspense" exibe sete longas do diretor inglês durante o mês de abril, em sessões às 13h com entrada franca.
PROGRAMAÇÃO
Dia 05/04 (Terça-feira)
Disque M para Matar (Dial M for Murder), de Alfred Hitchcock
(EUA, 1954, cor, 105’)
Com: Ray Milland, Grace Kelly, Robert Cummings
Em Londres, um ex-tenista profissional decide matar sua mulher, para poder herdar seu dinheiro. Ele chantageia um colega de faculdade para estrangulá-la, dando a entender que o crime teria sido cometido por um ladrão.
Classificação Indicativa: 16 anos
Dia 07/04 (Quinta-feira)
Pacto Sinistro (Strangers on a Train), de Alfred Hitchcock
(EUA, 1951, p&b, 101’)
Com: Farley Granger, Ruth Roman, Robert Walker
Guy Haines, um tenista profissional, conhece Bruno Antony em um trem. Bruno revela para Guy sua teoria da "troca de assassinatos". Ao se despedirem, Bruno acha que eles tem um pacto e cumpre sua parte. Então ele pressiona Guy a fazer o mesmo.
Classificação Indicativa: 16 anos
Dia 14/02 (Quinta-feira)
Intriga Internacional (North by Northwest), de Alfred Hitchcock
(EUA, 1959, cor, 136’)
Com: Cary Grant, Eva Marie Saint, James Mason
O publicitário Roger Tornhill é confundido com um agente secreto e acaba se envolvendo em uma perigosa trama de espionagem.
Classificação Indicativa: 14 anos
Dia 19/04 (Terça-feira)
Marnie, Confissões de uma Ladra (Marnie), de Alfred Hitchcock
(EUA, 1964, cor, 130’)
Com: Tippi Hedren, Sean Connery, Martin Gabel
Marnie Edgar é uma mentirosa e ladra que consegue um trabalho como secretária em uma firma. Ela tenta dar um golpe na empresa, mas é flagrada pelo seu chefe Mark Rutland, que se apaixona pela mulher. Rutland resolve investigar o passado de Marnie.
Classificação Indicativa: 12 anos
Dia 28/04 (Quinta-feira)
A Dama Oculta (The Lady Vanishes), de Alfred Hitchcock
(Inglaterra, 1938, p&b, 96’)
Com: Margaret Lockwood, Michael Redgrave, Paul Lukas
Numa viagem de trem pela Europa, uma jovem rica percebe o desaparecimento de uma senhora, com quem tinha conversado no dia anterior, e investiga o que aconteceu.
Classificação Indicativa: 16 anos
Dia 03/05 (Terça-feira)
O Homem que Sabia Demais (The Man Who Knew Too Much), de Alfred Hitchcock
(EUA, 1956, cor, 120’)
Com: James Stewart, Doris Day, Brenda de Bazie
Durante férias no Marrocos, Ben McKenna e sua família se envolvem em uma trama internacional de assassinato, quando alguém fala ao ouvido de Ben algumas palavras. Para impedi-lo de denunciar à polícia, os conspiradores resolvem sequestrar seu filho.
Classificação Indicativa: 14 anos
13h
Dia 04/05 (Quinta-feira)
O Terceiro Tiro (The Trouble with Harry), de Alfred Hitchcock
(EUA, 1955, cor, 99’)
Com: John Forsythe, Shirley MacLaine, Edmund Gween
Em uma pequena cidade do estado de Vermont, o corpo de Harry Worp é encontrado morto na floresta. Na busca pelo culpado, várias pessoas da cidade acreditam estar relacionadas com a morte dele, mas ninguém se sente culpado.
Classificação Indicativa: 12 anos
13h