Campus de Goiabeiras - Vitória

Imagens do Futuro 2023/2

O Cine Metrópolis apresenta o segundo módulo do curso de extensão Imagens do Futuro, com o professor Fabio Camarneiro (Departamento de Comunicação Social). O curso percorre diferentes momentos da história do cinema para tentar entender como os filmes nos ajudam a imaginar o que será o futuro e como os filmes se enganaram ao prever o que seria nosso presente. Temas como as novas tecologias, os robôs, as máquinas, as distopias, os totalitarismos, o controle dos corpos e das mentes... Tudo isso poderemos encontrar nos 15 filmes selecionados para esta edição do curso, que ocorre às quartas-feiras, de 16 de agosto a 06 de dezembro de 2023.

O curso é inteiramente gratuito e aberto tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público geral. Os participantes terão direito a certificado no final do curso.

Uma realização do projeto de extensão Uma História do Cinema no Cine Metrópolis, em parceria com o Departamento de Comunicação Social, Secretaria de Cultura da Ufes e Cine Metrópolis.

Programação

Solaris, de Andrei Tarkovsky (União Soviética, 1972, 167 min.)

Sinopse:  O psicólogo Kris Kelvin viaja para a estação espacial Solaris para investigar um estranho fenômeno que atingiu a tripulação. Quando passa a experimentar os mesmos sintomas, ele mergulha nas profundezas escuras de sua própria consciência.

16/08, às 13h. Entrada franca.

Fuga de Nova York, de John Carpenter (Estados Unidos, 1981, 99 min.)

Sinopse: Num futuro não muito distante, os governantes pretendem diminuir a criminalidade e transformam Nova York numa prisão de segurança máxima. Quando o avião do presidente é sequestrado e cai na ilha, a única esperança é um ex-combatente preso lá.

23/08, às 13h. Entrada franca.

O Irmão que Veio de Outro Planeta, de John Sayles (Estados Unidos, 1984, 109 min.)

Sinopse: Um extraterrestre aparece no meio da cidade de Nova York. Com seus poderes, consegue se adaptar rapidamente à vida da Big Apple. No entanto, as coisas se complicam quando um grupo de caçadores de seu planeta chega para capturá-lo.

30/08, às 13h. Entrada franca.

Distrito 9, de Neill Blomkamp (ZAF/USA/NZL/CAN, 2009, 112 min.)

Sinopse: Alienígenas chegam à Terra em busca de refúgio e passam a viver separados dos humanos em uma área na África do Sul chamada Distrito 9. Eles são comandados pela multinacional United, que não se importa com o bem-estar dos visitantes, mas se dispõe a tudo para dominar a tecnologia que eles possuem. Quando um agente em campo contrai um vírus que altera o seu DNA, o distrito passa a ser o único lugar em que ele pode se esconder.

06/09, às 13h. Entrada franca.

Atlantics, de Mati Diop (FRA/SEN/BEL, 2019, 104 min.)

Sinopse: Prometida a um homem rico, Ada fica devastada quando Souleimane, o homem que realmente ama, desaparece no mar. Quando os corpos dos colegas dele aparecem na costa, Ada assume que seu amado está morto.

13/09, às 13h. Entrada franca.

Filhos da Esperança, de Alfonso Cuarón (USA/UK/JAP, 2006, 109 min.)

Sinopse: No ano de 2027, a infertilidade é uma ameaça real para a civilização, e o último humano a nascer em anos acaba de morrer. Frente a um cenário pessimista sobre o futuro, um burocrata desiludido se torna o herói improvável que pode salvar a humanidade. Para isso, ele enfrenta seus próprios demônios e tenta proteger a última esperança do planeta: uma jovem mulher milagrosamente grávida.

27/09, às 13h. Entrada franca.

Matrix, de Lana e Lilly Wachowski (USA/AUS, 1999, 136 min.)

Sinopse: O jovem programador Thomas Anderson é atormentado por estranhos pesadelos em que está sempre conectado por cabos a um imenso sistema de computadores do futuro. À medida que o sonho se repete, ele começa a desconfiar da realidade. Thomas conhece os misteriosos Morpheus e Trinity e descobre que é vítima de um sistema inteligente e artificial chamado Matrix, que manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.

04/10, às 13h. Entrada franca.

Sleep Dealer, de Alex Rivera (MEX/USA, 2008, 90 min.)

Sinopse: Em um futuro onde o mundo tem fronteiras fechadas e é conectado por um conversor digital, Memo Cruz, um jovem camponês mexicano, luta para herdar a fazenda da família, mas seu sonho é ir embora e trabalhar em uma empresa de tecnologia.

11/10, às 13h. Entrada franca.

Ghost in the Shell: O Fantasma do Futuro, de Mamoru Oshii (JAP/UK, 1995, 83 min.)

Sinopse: O mundo, em 2029, se tornou um local altamente informatizado, a ponto dos seres humanos poderem acessar extensas redes de informações com seu ciber-cérebros. A agente cibernética Major Motoko é a líder da unidade de serviço secreto Esquadrão Shell, responsável por combater o crime. Motoko foi tão modificada que quase todo seu corpo já é robótico. De humano só teria sobrado um fantasma de si mesma.

18/10, às 13h. Entrada franca.

Ron Bugado, de Sarah Smith, Jean-Philippe Vine e Octavio Rodriguez (USA/UK, 2021, 106 min.)

Sinopse: Em um mundo em que robôs que andam, falam e estão conectados digitalmente se tornaram os melhores amigos das crianças, Ron, de 11 anos, descobre que seu amigo robô não funciona muito bem.

25/10, às 13h. Entrada franca.

Planeta Fantástico, de René Laloux (FRA/CZE, 1973, 72 min.)

Sinopse: O planeta Terra já não é mais o lar dos humanos. Raptados de seu planeta natal e deportados para Ygam, são agora uma raça inferior. Dominados por alienígenas azuis e gigantes, os Draags, os seres humanos não passam de criaturas selvagens que servem apenas de brinquedo e distração.

22/11, às 13h. Entrada franca.

Marte Um, de Gabriel Martins (Brasil, 2022, 115 min.)

Sinopse: Uma família negra da periferia de Contagem, Minas Gerais, busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita, que representa o contrário de tudo que eles são.

29/11, às 13h. Entrada franca.

Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi (BRA/USA, 2013, 74 min.)

Sinopse: Um indígena guerreiro imortal vê 600 anos do passado e do futuro do Brasil enquanto procura a alma perdida de sua amada.

06/12, às 13h. Entrada franca.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910