Documentário retrata as mulheres negras na política

O impacto do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco na política brasileira é a chave do documentário "Sementes: Mulheres Pretas no Poder" (Brasil, 2020, cor, 100´). O filme dirigido por Éthel Oliveira e Júlia Mariano mostra a ocupação de espaços na política por mulheres negras. As diretoras acompanham e revelam quem são algumas das mulheres que emergiram na disputa pelas eleições de 2018.

O filme será exibido pelo Cine Metrópolis na próxima segunda (30) no encerramento do mês da Consciência Negra. A sessão começa às 18h no canal do Cine Metrópolis no YouTube e será seguido de debate com a participação da pesquisadora Bárbara Cazé e da vereadora eleita de Vitória Camila Valadão. Bárbara Cazé é mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, curadora em festivais de cinema no Brasil e organizou o livro “Mulheres Negras na Tela do Cinema”, publicado em 2020 pela Editora Pedregulho. Camila Valadão é Assistente Social e doutoranda em Política Social pela UFES. Feminista, negra, mãe e vereadora eleita em 2020 na cidade de Vitória. A mediação do debate será feita pela cineasta Daiana Rocha, diretora dos curtas "Braços Vazios" e "Arquitetura dos que habitam".

“Sementes: Mulheres negras no poder” (Brasil, 2020, cor, 100´)
Segunda-feira (30), a partir das 18h