Campus de Goiabeiras - Vitória

Encontros e Desencontros

O Cine Metrópolis apresenta de 6 a 19 de outubro uma retrospectiva da obra de Hong Sang-soo, um dos mais célebres cineastas sul-coreanos contemporâneos e exponente do cinema autoral. Os horários serão divulgados em breve.

A mostra Encontros com Hong Sang-soo exibirá ao todo sete filmes do diretor, alguns deles premiados em grandes festivais internacionais, como Locarno e Berlim, e é uma rara oportunidade para o público capixaba mergulhar na obra de um dos mais importantes autores do cinema mundial.

Todos os filmes da mostra serão exibidos com valor único de meia-entrada (R$ 8,00) para todos. Estudantes de graduação da UFES têm entrada subsidiada mediante apresentação da carteira estudantil ou comprovante de matrícula e documento com foto.

A mostra passa por obras importantes da carreira  recente do cineasta , como "Filha de Ninguém", de 2013; "Certo Agora, Errado Antes", vencedor do prêmio Leopardo de Ouro no Festival de Locarno em 2015; "Na Praia à Noite Sozinha", que recebeu o prêmio Urso de Prata de melhor atriz para Kim Min-hee no Festival de Berlim em 2017; "O Dia Depois", que estreou em 2017; "A Câmera de Claire", protagonizado pela atriz francesa Isabelle Hupert, de 2017; "A Mulher que Fugiu", vencedor do prêmio Urso de Prata de melhor direção no Festival de Berlim de 2020; e "Encontros" (2021), seu filme mais recente lançado no Brasil, premiado como melhor roteiro no Festival de Berlim. 

Com uma carreira reconhecidamente prolífica, Sang-soo, nascido em Seul em 1960,  traz como marca de sua autoralidade o cotidiano de forma despretensiosa, com personagens expostos em situações comuns e a metalinguagem como fio condutor.

Com diálogos envolventes, os encontros e desencontros das relações amorosas, algumas delas entre diretores e atrizes, são trazidos à tela. Algumas situações, simultaneamente cômicas e dramáticas, nos apresentam a complexidade das relações afetivas. 

O cinema de Hong Sang-soo dialoga com questões universais e se aproxima, notadamente, da obra de diretores como os franceses Éric Rohmer e Robert Bresson, ou do japonês Yasujiro Ozu. O naturalismo de sua linguagem e o interesse em questões aparentemente menos politizadas do que alguns de seus conterrâneos, o coloca à parte do burburinho recente em relação ao cinema sul-coreano, com uma forte marca autoral.

O Diretor

Hong Sang-soo nasceu em 1960, em Seul, Coreia do Sul. Teve sua formação como cineasta dividida entre a Chung-Ang University e as norte-americanas CalArts e Art Institute of Chicago. É um dos principais nomes do cinema sul-coreano contemporâneo. Participou da competição de Berlim com Noite e dia (2008) e a de Cannes com A mulher é o futuro do homem (2004), Conto de cinema (2005) e A visitante francesa (2012). Vencedor da Un Certain Regard em Cannes pelo filme Hahaha, de 2010, e o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Locarno por Our Sunhi, de 2013.

 

Filmes

Encontros (인트로덕션, Coreia do Sul, 2021, 66’) 

Sinopse: Três histórias interconectadas por apresentações e encontros. Young-ho vai visitar seu pai, um médico, mas este não o recebe, pois está atendendo a um ator famoso. A namorada dele, Ju-won, se muda para Berlim, onde se hospeda na casa de uma pintora. Por fim, o rapaz encontra sua mãe almoçando com o ator, paciente de seu pai. Prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Berlim 2021. Não recomendado para menores de 12 anos.

Festivais: Berlinale 2021 (Urso de Prata de Melhor Roteiro)

 

Certo Agora, Errado Antes (지금은맞고그때는틀리다, Coreia do Sul, 2015, 121’)

Sinopse: O diretor de cinema Ham Chunsu viaja para apresentar um de seus filmes. Com tempo livre, ele conhece a artista plástica Yoon Heejung. Dividido em duas partes, o filme acompanha Chunsu e Heejung ao longo de um dia. Juntos eles visitam o estúdio da pintora, comem sushi no jantar, bebem soju com os amigos dela e veem crescer a intimidade entre eles. Quando a artista lhe pergunta se ele é casado, o diretor não tem outra opção senão revelar a verdade. Na segunda parte do filme, uma história similar se desenrola. Eles vão nos mesmos lugares, mas algo ali se revela. 

Festivais Locarno 2015 - Vencedor do Leopardo de Ouro de Melhor Filme e Prêmio de Melhor Ator

 

Na Praia à Noite Sozinha (밤의 해변에서 혼자, Coreia do Sul, 2017, 101’)

Sinopse: Após ter um relacionamento com um homem casado, a famosa atriz coreana Younghee resolve dar um tempo e viaja para Hamburgo, na Alemanha. Ao retornar à Coreia, reencontra alguns velhos companheiros de trabalho filmando na cidade costeira de Gangneung, onde comem e bebem juntos. Já meio bêbados, Younghee provoca, insulta e irrita os amigos. As conversas entre eles ficam cada vez mais fora de controle. Em seguida, ela se retira para uma praia deserta. Qual é a importância do amor na vida de alguém? Younghee quer saber.

A Câmera de Claire (La caméra de Claire, França, 2017, 69’)

Sinopse: Manhee (Kim Min-hee) é agente de filmes e foi demitida por sua chefe sem explicações. Claire (Isabelle Huppert) é uma professora de música apaixonada por eternizar momentos com sua polaroid. As duas se encontram por acaso durante o Festival de Cannes e desenvolvem uma amizade quase instantânea. Através das fotografias de Claire, pequenos detalhes sobre a vida de ambas começam a ser revelados.

 

A Mulher Que Fugiu (도망친 여자, Coreia do Sul, 2020, 77’)

Sinopse: Enquanto seu marido está em uma viagem de negócios, Gamhee encontra três de suas amigas fora de Seul. Elas têm uma conversa amigável, mas há correntes diferentes que fluem independentemente uma da outra.

Festivais: Berlinale 2020 (Urso de Prata de Melhor Direção)

 

O Dia Depois (그 후, Coreia do Sul, 2017, 92’)

Sinopse: Areum está pronta para o seu primeiro dia de trabalho em uma pequena editora, onde ela precisa lidar com seu chefe Bongwan e sua vida amorosa complicada. Após uma crise no casamento, no entanto, a esposa de Bongwan encontra um bilhete escrito por sua amante e acaba por envolver Areum nesta situação delicada. O filme segue uma temporalidade flutuante e acompanha os desencontros entre esses personagens confusos e solitários.

 

Filha de Ninguém (누구의 딸도 아닌 해원, Coreia do Sul, 2013, 90’)

Sinopse: Haewon, uma universitária, quer terminar seu caso secreto com seu professor, Seongjun. Deprimida após despedir-se de sua mãe, que imigrará para o Canadá no dia seguinte, Haewon procura Seongjun novamente após muito tempo.

Festivais: Berlinale 2013 e Sitges Film Festival 2013

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