Mostra discute representatividade feminina no audiovisual

O Cine Metrópolis recebe a 1ª Mostra CineMarias de 1 a 3 de setembro com exibição de filmes, workshops e masterclasses de criação que debaterão o protagonismo feminino no cinema e na mídia. Serão exibidos 12 curtas-metragens brasileiros e 3 longas. O evento tem entrada franca.

A programação diversificada conta com temas de discussão que vão desde a evolução das personagens femininas no mundo dos jogos, até o papel da distribuição cinematográfica na visibilidade do cinema feminino. Tudo isso está previsto nos workshops e masterclasses gratuitos de criação. Inscrições em www.cinemarias.com.br até a data de realização das atividades enquanto tiverem vagas disponíveis.

A Mostra CineMarias ocupa um importante espaço de discussão sobre o protagonismo feminino nas telas e a falta de representatividade de gênero, além de fomentar o debate a respeito do combate à violência contra as mulheres cis, trans, travestis e pessoas não-bináries e refletir sobre a falta de visibilidade do tema na mídia.

As homenageadas do evento serão a atriz Dani Ornelas e a diretora e documentarista Maria Augusta Ramos, escolhidas pela potência e provocação que provocam nas artes, cada uma em sua cena e perspectiva de atuação. Mulheres artistas que com uma voz única seguem ocupando e revolucionando espaços tão dominados por homens e corpos brancos.

Para a Mostra Nacional, foram selecionados seis curtas-metragens nos gêneros ficção, documentário e híbrido originários dos estados de São Paulo, Bahia, Ceará e Pará. Já a Mostra Capixaba, exclusiva para produções regionais do Espírito Santo, apresenta documentário, videodança e animação. Em ambas as categorias, as realizadoras concorrerão ao troféu CineMarias de Melhor Filme e Melhor Direção, e a escolha das premiadas será feita durante o evento pelo Júri Técnico, composto por profissionais mulheres do audiovisual capixaba e nacional.

Na ocasião, também será realizada a Sessão Especial CineMarias com exibição de oito filmes-poesia produzidos a partir do LAB Audiovisual de 2021 e 2022, um laboratório imersivo de capacitação da área voltado para jovens mulheres, entre 18 e 35 anos, moradoras de comunidades da Grande Vitória e interessadas em aprender cinema e vivenciar um set de filmagem pela primeira vez. As participantes receberam uma formação básica em roteiro, direção e montagem e ainda uma bolsa-auxílio de para a integrarem a ação educativa. Além dos curtas, a edição exibirá ainda os longas-metragens nacionais "Medusa", de Anita Rocha da Silveira, e "Amigo Secreto", de Maria Augusta Ramos. Também faz parte dessas sessões o filme capixaba "Ecos da Terra", de Ursula Dart.

Confira a programação completa no site do evento.