Pré-estreia do filme O Pai da Rita

O Cine Metrópolis recebe nesta sexta (13), às 20h, a atriz Elisa Lucinda e o ator Aílton Graça para uma sessão especial de pré-estreia do filme "O Pai da Rita", comédia de Joel Zito Araújo. Eles apresentam a sessão e participam de um bate-papo com o público após a projeção.

"O Pai da Rita", que estreia no dia 19/05, é a primeira ficção de Joel Zito de Araújo desde “Filhas do Vento”, de 2004, que recebeu oito Kikitos no Festival de Gramado, incluindo o prêmio de Melhor Diretor. O filme narra a história de Roque e Pudim, músicos, boêmios e compositores da tradicional escola de samba Vai-Vai, do Bexiga. Entre lembranças e conflitos, os grandes amigos entram em uma guerra causada por uma dúvida relacionada ao passado: quem é o pai da Rita? Roque, Pudim ou, quem sabe, Chico Buarque? No elenco estão Ailton Graça, Jéssica Barbosa, Wilson Rabelo, Paulo Betti, Léa Garcia, Nathalia Ernesto e Elisa Lucinda.

A escritora, e atriz Elisa Lucinda, capixaba de Cariacica, interpreta a personagem Neide. Ela estará em Vitória também para lançar seu livro "Quem me leva para passear", na quinta (12), às 19h30, na Ufes. O paulista Aílton Graça é apaixonado por samba e carnaval. Estreou no cinema em "Carandiru", de Hector Babenco, em 2003, e se tornou um dos grandes atores do audiovisual brasileiro com papeis marcantes no cinema ("Meu Tio Matou um Cara") e na televisão ("Avenida Brasil", "Carcereiros").

Considerado um dos grandes cineastas e pensadores do país, Joel Zito Araújo transita com desenvoltura entre o cinema documentário e de ficção, colocando o negro em cena no Brasil e no mundo. O diretor já fez filmes renomados, como os documentários "A Negação do Brasil" (2001), vencedor do É Tudo Verdade, e "Meu Amigo Fela" (2019), que estreou no Festival Internacional de Roterdã (IFFR) e ganhou os prêmios Especial do Júri na Competição Internacional no festival É Tudo Verdade, de Melhor Filme da Diáspora Africana do FESPACO, de Burkina Faso, e de Ja’Net Documentário no Pan African Film Festival (PAFF), em Los Angeles, entre outros. Com uma extensa obra, atualmente Joel Zito dirige a série-documental "PCC - O Poder Secreto" para a HBOMAX.

Os ingressos custam R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia). Estudantes de graduação da Ufes têm o ingresso subsidiado e não pagam entrada.

Especial - Pré-Estreia

O PAI DA RITA, de Joel Zito Araújo

(Brasil, 2022, 101’)

Com Ailton Graça, Elisa Lucinda, Lea Garcia, Paulo Betti

Sinopse: Roque e Pudim, compositores da velha guarda da Vai-Vai, partilham uma quitinete, décadas de amizade, o amor por sua escola de samba e uma dúvida do passado: o que aconteceu com a passista Rita, paixão de ambos. O surgimento de Ritinha, filha da passista, ameaça desmoronar essa grande amizade. Não recomendado para menores de 16 anos.

20h Pré-Estreia Sexta-feira (13) com a presença da atriz Elisa Lucinda e do ator Ailton Graça

Tags: