Programação de 10 a 16/11
Dando sequência ao calendário de estreias, o Cine Metrópolis inicia uma nova semana de programação com 5 filmes em cartaz. Destaque para as estreias do anime "One Piece Film: Red", do documentário "Eu, um outro" e do drama brasileiro "A Mãe".
Novo filme de Cristiano Burlan, "A Mãe", traz às telas uma história comum à de tantas brasileiras: Maria, mãe solo que vive na periferia de São Paulo, lida com o desaparecimento do filho adolescente. Ela passa a incomodar os traficantes locais, que sugerem que Valdo foi assassinado em uma ação policial. Sem notícias e ajuda, a personagem inicia uma busca vertiginosa pela verdade e passa a viver sob a marca da insegurança e da impunidade. O longa fez sua estreia mundial no Festival de Málaga, onde recebeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante, além de ter sido o grande vencedor do 29º Festival de Vitória e de diversas categorias no Festival de Gramado, dentre elas, Melhor Atriz, para Marcélia Cartaxo. A primeira sessão ocorre na quinta-feira (10), às 18h20.
O documentário "Eu, um Outro", de Sílvia Godinho, retrata como é a vida de homens trans no Brasil, o país que mais mata a população LGBTQIA+ no mundo. O filme apresenta Luca, Raul e Thalles, três pessoas que têm em comum a urgência de viver uma vida que acaba de começar. Há doze anos, Luca deixou sua cidade natal, apesar de ainda manter laços com o lugar e as pessoas. Eventualmente, regressa para ir ao médico que acompanha sua transição de gênero, e se encontra com um antigo amor. A vida de Luca se cruza com a de outros dois homens transgêneros. Raul, um estudante de filosofia se preparando para se tornar um professor e tradutor. Casado com Bel, ele sonha em ir para Londres aprender inglês. E Thalles, um segurança em bancos, mas não gosta do seu trabalho, além de precisar enfrentar o preconceito e a burocracia para ter seu nome masculino nos documentos. O filme entra em cartaz na quinta (10), às 15h.
Os fãs de anime também ficarão felizes. Estreia na quinta (10), às 13h, o filme japonês "One Piece Film: Red", de Goro Taniguchi. Derivado de um dos animes de maior sucesso e longevidade, o longa-metragem é uma comemoração dos 1.000 episódios da série animada e os 25 anos do mangá que a inspirou. Os Chapéus de Palha, o grupo de piratas mais amados do mundo, embarcam nesta nova aventura onde conhecerão Uta, a cantora mais idolatrada do planeta. Ela é conhecida por esconder sua própria identidade ao se apresentar. Agora, pela primeira vez, Uta se revelará ao mundo em um show ao vivo. Essa história alucinante começa com a chocante revelação de que ela é a enigmática filha de um antigo comparsa da tripulação.
Continua em cartaz a partir de sexta-feira (11), às 16h40, "Carvão", drama de Carolina Markowicz. Numa pequena cidade do interior, uma família recebe uma proposta rentosa, mas também perigosa: hospedar um desconhecido em sua casa. Antes mesmo da chegada dele, no entanto, arranjos precisarão ser feitos, e a vida em família começa a se transformar. Porém, nenhum dos familiares, e muito menos o próprio hóspede, vê suas expectativas cumpridas.
A conexão Brasil-Uganda, presente em "Kevin", filme de Joana Oliveira, continua na próxima semana. Apresentando a história de amizade entre Joana Oliveira e Kevin Adweko, mulheres que se conheceram vinte anos atrás, quando estudaram juntas na Alemanha. Depois, a brasileira e a ugandense voltaram para seus países de origem. Hoje, na casa dos 40 anos de idade, elas decidem se reencontrar. A viagem de Joana ao continente africano se torna a oportunidade de conversar sobre a passagem do tempo, a maternidade, os relacionamentos e o racismo. Teremos sessões a partir de quinta (10), às 16h40.
Na quarta-feira (16), às 13h, acontece mais um encontro do Curso de Extensão: Imagens do Trabalho, com exibição e debate do filme A Greve, clássico soviético de Sergei Eisenstein. O curso é aberto e gratuito para toda a comunidade. Para mais informações, acessem: https://cinema.ufes.br/imagens-do-trabalho