Campus de Goiabeiras - Vitória

Programação de 13 a 19 de junho

Precisamos debater a justiça reprodutiva e o aborto legal! 

O Cineclube Metrópolis abre mais uma cine-semana com uma programação repleta de bons filmes, debates importantes e uma novidade. O destaque é o lançamento do filme “Levante”, dirigido pela cineasta Lillah Halla, que estreia na quinta (13) às 18h. 

“Levante” discute a justiça reprodutiva e a interrupção voluntária da gravidez por uma perspectiva jovem e queer. O longa, premiado na Semana da Crítica do Festival de Cannes, é estrelado por Domenica Dias, filha do rapper Mano Brown. Ela interpreta Sofía que, aos 17 anos, precisa lidar com uma gravidez indesejada enquanto concorre a uma bolsa internacional como atleta. Ao buscar meios de interromper a gravidez, ela acaba sendo vítima de um grupo fundamentalista cristão que provoca um efeito manada contra a liberdade, a autonomia e os sonhos da jovem. Mas nem Sofía nem aqueles que a amam - seu pai, a treinadora e as companheiras de time - estão dispostos a se render ante o fervor cego e criminoso da sociedade brasileira.

Na terça-feira (18), às 19h, a sessão de “Levante” será seguida por um debate urgente sobre justiça reprodutiva e legalização do aborto com a professora da Emescam Beatriz de Barros Souza, bacharel em Relações Internacionais (PUC-SP), mestra em Direitos Humanos (USP) e doutora em Psicologia (UFES), e com Inês Simon, jornalista e integrante do Fórum de Mulheres do Espírito Santo. Ambas integram a Frente pela Legalização do Aborto no Espírito Santo (FLAES).

Ao longo da semana, o público ainda poderá assistir a "La Chimera", dirigido pela premiada diretora Alice Rohrwacher (“As Maravilhas”, “Lázaro Feliz”), que entra na sua segunda semana de programação. O filme é ambientado em La Chimera, região na zona rural da Toscana. A história acompanha uma gangue de ladrões de antigos objetos funerários e maravilhas arqueológicas e de Arthur, que busca sua amada Beniamina. Para encontrá-la, ele desafia o invisível e procura por toda parte em busca de um mitológico caminho para a vida após a morte. O filme é estrelado pela atriz brasileira Carol Duarte (“A Vida Invisível”).

Entrando em sua terceira e última semana de exibição, o documentário capixaba "Toda Noite Estarei Lá", dirigido por Suellen Vasconcelos e Tati Franklin, acompanha a luta da cabeleireira transexual Mel Rosário pelo direito constitucional à liberdade religiosa. Impedida de frequentar o culto de sua preferência, Mel não desiste e, todas as noites, prepara cartazes e os leva para a porta da igreja.

Na quarta-feira (19) o curso "Imagens do Cinema" exibirá o documentário alemão "66 cinemas", de Philipp Hartmann, que documenta a realidade das pequenas salas de cinema na Alemanha e os desafios enfrentados por seus proprietários. Após a sessão, haverá um debate com Fabio Camarneiro, professor do Departamento de Comunicação Social. A entrada é franca. Para mais informações, acesse: cinema.ufes.br/imagensdocinema.

Ah, a gente já ia se esquecendo da novidade! O Cineclube Metrópolis passa a aceitar Cartões de Débito e de Crédito, além de PIX e dinheiro, como formas de pagamento dos ingressos. Uma facilidade a mais para o público frequentador da melhor sala de cinema de Vitória.

Atenção: No domingo (16) não haverá sessões.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910