Campus de Goiabeiras - Vitória

Programação de 13 a 19/10

A estreia da semana no Cine Metrópolis é a produção franco-iraniana "O Perdão", dos diretores Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha. Exibido no Festival de Berlim de 2020, o filme conta a história de Mina, uma mulher cujo marido foi condenado à pena de morte.

Um ano depois, a viúva recebe a notícia de confissão do verdadeiro assassino do crime e passa a lutar para que os juízes reconheçam o erro publicamente e peçam desculpas. Em crítica ao filme para a Folha de S. Paulo, a professora de Cinema e Vídeo da UFF, Lúcia Monteiro, diz que "O Perdão" "suscita uma discussão importante sobre o ato de perdoar, a dificuldade de assumir a culpa e o desejo de vingança. E escancara a excrescência da pena de morte, figura jurídica incompatível com a possibilidade do erro". Não distante de um diálogo com o cenário atual no qual acompanhamos a onda de manifestações contra o regime iraniano após a morte de Mahsa Amini, mulher de 22 anos que foi presa e torturada até a morte por não utilizar o hijab de maneira adequada.

Continua em exibição, em novos horários, a  mostra Encontros com Hong Sang-soo, com filmes do aclamado cineasta sul-coreano. Hong Sang-soo nos apresenta a uma obra marcada pela imprevisibilidade das relações e do cotidiano, inspiração para o debate sobre a construção do acaso no cinema, que ocorrerá após a exibição do seu mais recente filme na segunda-feira (17), às 17h, com Gustavo Guilherme, pesquisador, crítico de cinema, roteirista e editor-chefe da Revista Reimagem. Imperdível!

Segue em cartaz a ficção "Enquanto Estamos Aqui", de Clarissa Campolina e Luiz Pretti, no qual a poética acontece no encontro entre texto, imagem e trilha sonora, que segundo a diretora, "é como se fosse um estímulo para se ampliar os sentidos da compreensão". A obra é um diário de viagem que aborda política e relações humanas em tempos de globalização a partir da vida de dois imigrantes em Nova York, Lamis e Wilson: ela, uma libanesa que acaba de chegar; ele, um brasileiro que mora ilegalmente na cidade há dez anos.

Na quarta-feira (19), às 13h, temos mais um encontro marcado do curso de extensão Imagens do Trabalho, com o professor Fabio Camarneiro (Departamento de Comunicação Social), no qual será exibido e debatido o filme "As Vinhas da Ira", de John Ford. Vencedor de dois Oscar (melhor diretor e melhor atriz coadjuvante), o filme de 1940 narra as dificuldades de uma família de pequenos agricultores de Oklahoma durante a Grande Depressão. Tom Joad retorna para casa após uma sentença de prisão e descobre que a família foi despejada de sua fazenda. Eles se reencontram na fazenda de seu tio e partem para a Califórnia para buscar uma nova vida.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910