Campus de Goiabeiras - Vitória

Programação de 14 a 20/07

A partir desta quinta (14), o Cine Metrópolis apresenta 5 filmes em cartaz, todos brasileiros, com destaque para “Gyuri”, estreia da semana, que mostra a relação da fotógrafa Claudia Andujar com o xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa.

“Gyuri”, dirigido por Mariana Lacerda, revela uma surpreendente conexão entre uma pequena aldeia húngara e a terra Yanomami no Brasil, ao apresentar a história de Claudia Andujar. Judia, ela encontrou refúgio da Segunda Guerra Mundial no Brasil e dedicou sua vida à salvaguarda dos povos indígenas. Em cartaz diariamente às 18h15. Na segunda-feira (18), às 14h, haverá uma sessão especial com debate com o Cineclube Aldeia.

Também nesta semana lançamos a sessão “A volta dos que não foram”, que exibe filmes que já saíram de cartaz, mas que merecem ser revisitados ou vistos pelo público que perdeu a oportunidade de assistir no cinema. Os dois filmes que voltam à programação são “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos, que ficou 4 semanas em cartaz entre 14 de abril e 11 de maio, e o documentário “Espero que esta te encontre e que estejas bem”, de Natara Ney, que teve uma pré-estreia especial com a diretora no dia 27 de junho e ficou em cartaz de 30 de junho a 6 de julho. Haverá apenas duas sessões de cada, então não perca esta segunda chance!

Continua em exibição o drama "Os Primeiros Soldados", de Rodrigo de Oliveira, produção capixaba que entra na segunda semana de exibição em 17 salas do país. O filme é ambientado em Vitória, em 1983, quando um grupo de jovens vivencia a primeira onda da epidemia de HIV/AIDS ainda sem informações sobre a doença. Em cartaz às 20h.

“Carro Rei”, sci-fi pernambucano dirigido por Renata Pinheiro, também continua em nossa programação. O filme, protagonizado por um Fiat Uno que fala e tem relações sexuais, ecoa um Brasil distópico. Em cartaz às 16h20.

Confira a programação completa abaixo:

Estreia

Gyuri, de Mariana Lacerda (Brasil, 2022, 88’)

Sinopse: Uma linha geopolítica improvável entre a pequena aldeia húngara de Nagyvárad e a Terra Indígena Yanomami, na Amazônia brasileira. Judia, sobrevivente da Segunda Guerra, Claudia Andujar exilou-se no Brasil e dedicou a vida à salvaguarda dos povos Yanomami. Livre.

18h15 Todos os dias
14h Segunda-feira (18). Sessão seguida de debate.

Continuação

Os Primeiros Soldados, de Rodrigo de Oliveira (Brasil, 2021, 108’)

Sinopse: Em Vitória, na virada de 1983, um grupo de jovens LGBTQIA+ celebra o réveillon sem ideia do que se avizinha. O biólogo Suzano sabe que algo de muito terrível começa a transtornar seu corpo. O desespero diante da falta de informação e do futuro incerto aproxima Suzano da artista transexual Rose e do videomaker Humberto, igualmente doentes. Juntos, eles tentam sobreviver à primeira onda da epidemia de Aids. Não recomendado para menores de 14 anos.

20h Todos os dias
 
Continuação

Carro Rei, de Renata Pinheiro (Brasil, 2022, 100’)

Sinopse: Uno é um jovem menino que tem a estranha habilidade de conversar com carros desde sua infância. Um dia, as autoridades políticas de sua cidade passam uma lei que pode fazer com que a empresa de seu pai venha a falir. Com a proibição da circulação de carros antigos nas ruas da cidade, Uno recorre ao seu melhor amigo de infância: um carro. Junto com seu tio, Uno transformará um simples automóvel no Carro Rei - um carro que pode falar, ouvir e ter sentimentos. Não recomendado para menores de 14 anos

16h20 Todos os dias

Especial: A volta dos que não foram

Medida Provisória, de Lázaro Ramos (Brasil, 2022, 101’)

Sinopse: Num futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a ‘voltarem’ à África como forma de reparar os tempos de escravidão. O advogado Antônio, sua companheira, a médica Capitu, e seu primo, o jornalista André, decidem resistir, uns confinados em suas casas, outros no Afrobunker – movimento que vai lutar pelo direito de permanecerem em seu país. Baseado na peça “Namíbia não!”, de Aldri Anunciação. Não recomendado para menores de 14 anos.

14h Quinta (14) e Sexta (15)

Espero que esta te encontre e que estejas bem, de Natara Ney (Brasil, 2021, 84’)

Sinopse: Em janeiro de 2011 um lote com 180 cartas de amor foi encontrado em uma Feira de Antiguidades, todas escritas por uma moradora de Campo Grande/MS para o seu noivo no Rio de Janeiro. Durante 2 anos, 1952/53, ela relata sobre a paixão e a distância. A partir desta descoberta, uma investigação se inicia para localizarmos este casal apaixonado e descobrirmos o desfecho do romance. Uma história sobre amor, tempo e memória. Livre

14h Terça (19) e Quarta (20)

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910