Programação de 20 a 26 de junho

O Cineclube Metrópolis inicia mais uma cine-semana com muitas emoções e a estreia do sensível filme "A Serena Onda que o Mar me Trouxe", de Edson Ferreira, que chega à tela da nossa sala na quinta-feira (20), às 20h, em uma sessão especial com apresentação do Duo Ogó e debate com o diretor do filme.

Além disso, os filmes "Levante", de Lillah Hallah, que traz o urgente tema do aborto, "La Chimera", de Alice Rohrwacher, seguem em cartaz.

"A Serena Onda que o Mar me Trouxe", estreia da semana, é uma revisita do próprio diretor, Edson Ferreira, ao legado de seu pai, Edson Silva (1930-2018), um homem preto nordestino que fez dos olhares de afeto a sua escola de vida. O filme é uma produção capixaba que dá continuidade à pesquisa afrocentrada do cineasta. Teremos na quinta (20) a estreia do filme às 20h com a presença do diretor e da equipe para um bate-papo. Antes disso, a partir das 19h15, o Duo Ogó, integrado pelos músicos Gessé Paixão e Vitor Martins, fará uma apresentação para o público. Os ingressos já estão à venda no site.

Após uma semana de intensas discussões acerca do Projeto de Lei 1904/2024, o chamado "PL do aborto", continua em cartaz "Levante", filme urgente de Lillah Halla que discute a justiça reprodutiva e a interrupção voluntária da gravidez por uma perspectiva jovem e queer. Sofía, aos 17 anos, precisa lidar com uma gravidez indesejada enquanto concorre a uma bolsa internacional como atleta. Ao buscar meios de interromper a gravidez, ela acaba sendo vítima de um grupo fundamentalista cristão que provoca um efeito manada contra a liberdade, a autonomia e os sonhos da jovem. Mas nem Sofía nem aqueles que a amam – seu pai, a treinadora e as companheiras de time – estão dispostos a se render ante o fervor cego e criminoso da sociedade brasileira. O longa, premiado na Semana da Crítica do Festival de Cannes, é estrelado por Domenica Dias, filha do rapper Mano Brown.

Em sua última semana de exibição, o público ainda poderá assistir a "La Chimera", dirigido pela premiada diretora Alice Rohrwacher (“As Maravilhas”, “Lázaro Feliz”). O filme é ambientado em La Chimera, região da zona rural da Toscana. A história acompanha uma gangue de ladrões de antigos objetos funerários e maravilhas arqueológicas e de Arthur, que busca sua amada Beniamina. Para encontrá-la, ele desafia o invisível e procura por toda parte em busca de um mitológico caminho para a vida após a morte. O filme é estrelado pela atriz brasileira Carol Duarte (“A Vida Invisível”).

Sediaremos também nesta semana o 24º Festivalzinho de Cinema de Vitória entre os dias 24 e 28 de junho, no qual estudantes da rede municipal e estadual de ensino, que tiverem se inscrito previamente, poderão conferir filmes infantojuvenis de diversas partes do Brasil.

Lembramos que agora o Cineclube Metrópolis aceita Cartões de Débito e de Crédito, além de PIX e dinheiro, como formas de pagamento dos ingressos. Uma facilidade a mais para o público frequentador da melhor sala de cinema de Vitória.

Atenção: Não haverá sessões no domingo (23), e devido à realização do Festivalzinho, também não teremos a realização do Curso Imagens do Cinema na quarta-feira (26).