Campus de Goiabeiras - Vitória

Programação de 21 a 27/07

Duas estreias marcam a semana do Cine Metrópolis: "Memoria", do tailandês Apichatpong Weerasethakul, e "A Jangada de Welles", de Firmino Holanda e Petrus Cariry, duas obras poderosas que refletem sobre a arte cinematográfica e a experiência sensorial da sala de cinema.

O documentário brasileiro "Gyuri" continua em cartaz retratando a fotógrafa Claudia Andujar e o trabalho conjunto com os Yanomami pela demarcação das terras indígenas há 30 anos.

"Os Primeiros Soldados", produção capixaba com elenco nacional, entra em sua terceira semana de exibição. O filme é ambientado em Vitória, em 1983, quando um grupo de jovens vivencia a primeira onda da epidemia de HIV/AIDS ainda sem informações sobre a doença. Considerado um dos grandes lançamentos nacionais do circuito em 2022.

Estreia

Memoria, de Apichatpong Weerasethakul (COL/THA/GBR/MEX/FRA/GER/DEU/QAT, 2021, 136')

Sinopse: Desde que foi surpreendida por um estrondo sonoro ao amanhecer, Jessica (Tilda Swinton) é incapaz de dormir. Em Bogotá para visitar sua irmã, ela faz amizade com Agnes (Jeanne Balibar), uma arqueóloga que estuda restos humanos descobertos dentro de um túnel em construção. Jessica viaja para ver Agnes no local da escavação. Em uma pequena cidade próxima, ela encontra um pescador, Hernan (Elkin Diaz). Eles compartilham memórias junto ao rio. Quando o dia chega ao fim, Jessica é despertada para uma sensação de clareza. Não recomendado para menores de 12 anos.

19h40 Quinta (21) a Segunda (25)

20h Terça (26) e Quarta (27)

 

Estreia

A Jangada de Welles, de Firmino Holanda e Petrus Cariry (Brasil, 2019, 75’)

Sinopse: O documentário conta a história de Manuel Jacaré, líder da jangada São Pedro que saiu em 1941 de Fortaleza com destino ao Rio de Janeiro para apresentar uma série de reivindicações dos pescadores da região a Getúlio Vargas, ditador durante o Estado Novo. Em 1942, o célebre diretor de 'Cidadão Kane', Orson Welles, veio ao Brasil para fazer um filme sobre o carnaval brasileiro e a empreitada revolucionária de 2500km pelo mar em 61 dias. No entanto, durante as filmagens, Manuel Jacaré caiu da jangada e seu corpo desapareceu. Não recomendado para menores de 12 anos.

14h Quinta (21), Sexta (22), Segunda (25) e Terça (26)

 

Continuação

Gyuri, de Mariana Lacerda (Brasil, 2022, 88’)

Sinopse: Claudia Andujar, famosa fotógrafa e ativista da luta pela demarcação de terras indígenas faz uma visita ao passado na Hungria, durante a ascensão do nazismo. Ela elabora as memórias de infância. Após, retorna às terras Yanomami, onde se encontra com o também ativista, escritor e xamã Yanomami Davi Kopenawa. Eles compartilham memórias da batalha que travaram pelos direitos do povo Yanomami. Livre.

18h Quinta (21) a Segunda (25)

18h20 Quarta-feira (27)

 

Continuação

Os Primeiros Soldados, de Rodrigo de Oliveira (Brasil, 2021, 108’)

Sinopse: Em Vitória, na virada de 1983, um grupo de jovens LGBTQIA+ celebra o réveillon sem ideia do que se avizinha. O biólogo Suzano sabe que algo de muito terrível começa a transtornar seu corpo. O desespero diante da falta de informação e do futuro incerto aproxima Suzano da artista transexual Rose e do videomaker Humberto, igualmente doentes. Juntos, eles tentam sobreviver à primeira onda da epidemia de Aids. Não recomendado para menores de 14 anos.

16h Todos os dias exceto quarta (27)

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910