Campus de Goiabeiras - Vitória

Programação de 29/09 a 05/10

Na programação desta semana estreamos o drama "Desterro", sobre a jornada de autodescoberta de uma mulher, primeiro longa de ficção escrito e dirigido pela cineasta brasileira Maria Clara Escobar. O filme entra em cartaz nesta quinta-feira (29), às 17h.

O longa, que teve uma pré-estreia concorrida com a presença da diretora e da atriz Bárbara Colen na última segunda (26), retrata a trajetória da personagem Laura ao se deparar com situações imprevisíveis e as histórias de vida de outras mulheres. Essas experiências vão reconfigurar suas próprias ideias sobre a família. “Pensar o cinema e os modos de visibilidade a partir da ideia do descompasso é para mim a única forma de pensar o cinema”, diz a diretora.

Outro destaque é o instigante "Onoda - 10 Mil Noites na Selva" (Onoda, 10 000 nuits dans la jungle), de Arthur Harari. Acompanhamos a história do soldado japonês Hiroo Onoda, enviado para uma pequena ilha das Filipinas onde os norte-americanos estavam prestes a desembarcar. Sua função seria travar uma guerrilha até o retorno das tropas japonesas e permanecer vivo. O Japão se rendeu logo depois, mas Onoda continuou a guerra por ele mesmo por mais 10.000 dias, até ser resgatado em 1974. O filme é baseado em uma história real.

Após cerca de 4 semanas de exibição com salas cheias, os filmes "Marte Um", de Gabriel Martins, indicação do Brasil para concorrer a uma vaga no Oscar, e "Não! Não Olhe!", do aclamado diretor Jordan Peele, terão suas últimas sessões nesta semana.

Para completar a programação, na próxima quarta-feira (05), às 13h, acontece a terceira aula do Curso de Extensão Imagens do Trabalho, com exibição e debate do filme "Peões", de Eduardo Coutinho. O curso é aberto e gratuito para toda a comunidade.

Confira abaixo a programação completa:

 

Estreia

Desterro, de Maria Clara Escobar (BRA/ARG/POR, 2020, 123')

Com Carla Kinzo, Otto Jr., Rômulo Braga

Sinopse: Desterro. Descompasso. O que se passa dentro de Laura parece estar sempre em um espaço diferente e em um ritmo distinto daquilo que se espera dela. Desconfortável, ela decide sair de casa e seguir uma jornada pessoal sem rumo definido. Num percurso de autodescoberta, ela se depara com situações imprevisíveis e outras histórias de vida que vão reconfigurar suas próprias ideias. Não recomendado para menores de 12 anos.

17h Quinta (29), Sexta (30), Sábado (01) e Segunda (03)

20h Terça (04)

 

Continuação

Onoda – 10 Mil Noites na Selva, de Arthur Harari (FRA/JAP/ITA/DEU/BEL/KHM, 2021, 167’)

Com Endō Yūya, Tsuda Kanji, Nakano Taiga

Sinopse: Em 1944, o soldado japonês Hiroo Onoda, com 22 anos, é enviado para uma pequena ilha das Filipinas onde os norte-americanos estão prestes a desembarcar. Sua função será travar uma guerrilha até o retorno das tropas japonesas e permanecer vivo aconteça o que acontecer. O Japão se rendeu logo depois, mas Onoda continuou  a guerra por ele mesmo por mais 10.000 dias, até ser resgatado em 1974. Baseado em uma história real. Não recomendado para menores de 14 anos.

19h15 Quinta (29), Sexta (30), Sábado (01), Segunda (03) e Quarta (05)

17h Terça (04)

 

Continuação

Não! Não Olhe!, de Jordan Peele (Nope, USA, 2022, 130’)

Com Daniel Kaluuya, Keke Palmer, Steve Yeun

Sinopse: Após a morte súbita do pai, os irmãos OJ e Emerald herdam um rancho de cavalos adestrados para produções de cinema e TV. Eles acreditam que a partida do pai pode estar relacionada a uma série de eventos estranhos vindos do céu e tentam registrar em vídeo uma prova desses contatos extraterrestres. Do mesmo diretor de "Corra" e "Nós". Não recomendado para menores de 14 anos.

14h30 Sexta (30) e Segunda (03)

16h30 Quarta (05)

 

Continuação

Marte Um, de Gabriel Martins (Brasil, 2022, 115’)

Com Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião

Sinopse: Os Martins, família negra de classe média baixa, seguem a vida entre compromissos, desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder. Em meio a isso, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte. Não recomendado para menores de 16 anos.

14h30 Quinta (29) e Terça (04)

15h Sábado (01)

 

Curso Imagens do Trabalho

Peões, de Eduardo Coutinho (Brasil, 2004, 85’)

Sinopse: Em 1979 e 1980, trabalhadores de uma metalúrgica em São Paulo organizaram uma série de greves que mudaram a face do sindicalismo brasileiro. No processo, forneceram a base para a criação do Partido dos Trabalhadores. “Peões” é um documentário sobre as histórias de 21 metalúrgicos que participaram dessa história e permanecem em relativo anonimato. Livre.

13h Quarta (05). Sessão seguida de debate. Entrada franca.

 

Bilheteria: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia). Estudantes de graduação da UFES têm entrada subsidiada mediante apresentação da carteira estudantil ou comprovante de matrícula e documento com foto.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910