Campus de Goiabeiras - Vitória

Programação de 4 a 10 de maio

Na semana de comemoração dos 69 anos da Ufes, apresentamos a Mostra GODARD60, uma retrospectiva com cinco filmes do cineasta francês Jean-Luc Godard. O drama brasileiro "Noites Alienígenas", de Sérgio Carvalho, e o filipino "Nintendo e Eu", de Raya Martin, continuam em cartaz.

A Mostra GODARD60 acontece de quinta (04) a quarta-feira (10), com entrada franca, e traz às telas do Cine Metrópolis obras marcantes de um dos mais influentes pensadores do cinema, conhecido como um dos criadores da Nouvelle Vague. A mostra é realizada em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França e com o Institut Français, e inclui os filmes "Acossado" (1960), "O Desprezo" (1963), "O Demônio das Onze Horas" (1965), "Alphaville" (1965) e "A Chinesa" (1967), marcos da sua produção na década de 1960 que irá culminar no cinema ativista pós-Maio de 1968.

Grande vencedor do Festival de Gramado do ano passado, "Noites Alienígenas" é um drama intenso que se passa na periferia de Rio Branco, no Acre, e acompanha a vida de três personagens que sofrem as consequências diretas da violência causada pelo conflito entre facções criminosas. No elenco, destaque para a atuação do veterano Chico Díaz e para o jovem Gabriel Knoxx, ambos premiados em Gramado.

"Nintendo e Eu", por outro lado, é uma aventura nostálgica que se passa nas Filipinas, no início dos anos 1990, e conta a história do adolescente Paolo e seus amigos, que se aventuram em novas descobertas e diversões durante o verão. O filme, com diversas referências à cultura pop, é uma homenagem ao clássico "Conta comigo", de Rob Reiner.

Na próxima quarta-feira (10), às 13h, o curso de extensão "Imagens do Futuro", traz à tela o filme “Estranhos Prazeres”, de Kathryn Bigelow. O filme conta a história de Lenny Nero, um ex-policial que trabalha vendendo discos que permitem que seus clientes experimentem emoções de outras pessoas. Após ver uma prostituta sendo assassinada em um desses discos, ele pede ajuda a um amigo para encontrar o assassino. Após a sessão ocorrerá um debate com o professor do Departamento de Comunicação Social, Fabio Camarneiro.

04 A 10/05/2023

MOSTRA GODARD60

Acossado, de Jean-Luc Godard (França, 1960, 87 min)
Sinopse: Após roubar um carro em Marselha, Michel ruma para Paris. No caminho, ele mata um policial que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia, uma estudante americana, a escondê-lo em seu apartamento, passando a se relacionar com a jovem.

20h Sexta (05)

O Desprezo, de Jean-Luc Godard (França, 1963, 99 min)
Sinopse: Jeremy Prokosch é um produtor insatisfeito com o trabalho de seu diretor. Prokosch contratou Fritz Lang para dirigir uma adaptação de “A Odisséia”, mas quando parece que o lendário cineasta está fazendo um filme destinado a bombar nas bilheterias, ele traz o roteirista Paul por uma boa quantia em dinheiro. Paul é casado com Camille, que começa desprezar-lhe quando passa a acreditar que o marido tentou vendê-la ao produtor.

16h15 Sábado (06)
13h Terça (09)
20h Quarta (10)

O Demônio das Onzes Horas, de Jean-Luc Godard (França, 1965, 107 min)
Sinopse: Ferdinand está entediado com a sociedade parisiense. Certa noite, ele deixa a esposa em uma festa e volta sozinho para casa, onde encontra uma antiga amiga, Marianne Renoir, trabalhando como babá dos seus filhos. No dia seguinte, ele aceita fugir com a bela para o Mediterrâneo, mas o casal vai ser perseguido por mafiosos.

20h Quinta (04)
13h Segunda (08)

Alphaville, de Jean-Luc Godard (França, 1965, 96 min)
Sinopse: A cidade de Alphaville é comandada pelo computador Alpha 60, que aboliu os sentimentos de seus habitantes. Lemmy Caution é um agente enviado ao local, com a missão de encontrar o professor von Braun, criador de Alpha 60. Seu objetivo é convencê-lo a destruir a máquina. No percurso Natacha, a filha do professor, lhe ajuda como guia.

16h15 Domingo (07)
18h10 Terça (09)

A Chinesa, de Jean-Luc Godard (França, 1967, 93 min)

Sinopse: Veronique é uma estudante francesa de filosofia que forma um grupo com mais quatro amigos da universidade para debater temas políticos e sociais. Adeptos do maoísmo, os jovens se cansam de teorizar e decidem partir para medidas mais extremas contra o que eles consideram injusto.

16h15 Sexta (05)
18h10 Segunda (08)

CONTINUAÇÃO

Nintendo e Eu, de Raya Martin (PHL/USA/SGP, 2020, 99 min)

Sinopse: No início dos anos 1990 nas Filipinas, o adolescente Paolo e seus amigos se aventuram em novas descobertas e se divertem durante o verão, à medida que crescem. Classificação indicativa: 12 anos.

18h10 Quinta (04), Domingo (07) e Quarta (10)
20h Sábado (06) e Segunda (08)
16h15 Terça (09)

CONTINUAÇÃO

Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho (BRA, 2021, 91 min)

Sinopse: Na periferia de Rio Branco, no Acre, três personagens sofrem os impactos diretos da violência causada pelo conflito entre facções criminosas. Vencedor dos prêmios Kikito de Melhor Filme, Ator, Atriz Coadjuvante, Ator Coadjuvante e do Prêmio do Júri da Crítica no Festival de Gramado. Classificação indicativa: 16 anos.

Quinta (04), Segunda (08) e Quarta (10)
18h10 Sexta (05) e Sábado (06)
20h Domingo (07) e Terça (09)

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.