Campus de Goiabeiras - Vitória

Programação de 6 a 12 de junho

O Cineclube Metrópolis abre o mês de junho com a estreia do filme italiano "La Chimera", estrelado pela atriz brasileira Carol Duarte. Além disso, o público ainda poderá conferir o documentário capixaba "Toda Noite Estarei Lá" e o longa cearense "A Filha do Palhaço", que continuam em cartaz.

A estreia da semana é "La Chimera", da premiada diretora italiana Alice Rohrwacher (“As Maravilhas”, “Lázaro Feliz”). O filme é ambientado em La Chimera, região na zona rural da Toscana, e explora o tema da pilhagem arqueológica e da venda ilícita de artefatos históricos. A história acompanha uma gangue de ladrões de antigos objetos funerários e maravilhas arqueológicas e de Arthur, que busca sua amada Beniamina. Para encontrá-la, ele desafia o invisível e procura por toda parte em busca de um mitológico caminho para a vida após a morte. “La Chimera” conquistou o prêmio de melhor longa de ficção estrangeiro na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, além de outros prêmios nos festivais de Chicago e Valladolid. Também ganhou o European Film Award de Melhor Design de Produção, sendo destacado pelo National Board of Review de 2023 entre os melhores filmes estrangeiros. O filme estreia na quinta-feira (6), às 19h30.

Em cartaz "A Filha do Palhaço", dirigido por Pedro Diógenes, traz a história de Joana, uma adolescente de 14 anos que passa uma semana com seu pai, Renato, um humorista de Fortaleza. Apesar de mal se conhecerem, pai e filha vivem experiências transformadoras que mudam suas vidas para sempre.

Outro destaque é o filme capixaba dirigido por Suellen Vasconcelos e Tati Franklin, "Toda Noite Estarei Lá", que acompanha a luta da cabeleireira transexual Mel Rosário pelo direito constitucional à liberdade religiosa. Impedida de frequentar o culto de sua preferência, Mel não desiste e, todas as noites, prepara cartazes e os leva para a porta da igreja. Os filmes contam com sessões diárias.

Já o curso "Imagens do Cinema" trará a exibição na quarta-feira (12) do filme brasileiro, "Um Filme de Cinema", de Walter Carvalho. As ruínas do Cine Continental, abandonado em pleno Sertão da Paraíba, servem como base para um filme sobre o cinema, sobre as salas de exibição e a memória, com depoimentos de cineastas brasileiros e estrangeiros, com base nas perguntas: "Por que você faz cinema" e "para quê serve o cinema?". Após a sessão ocorrerá um debate com o professor do Departamento de Comunicação Social, Fabio Camarneiro. A entrada é franca. Para mais informações, acesse: cinema.ufes.br/imagensdocinema. 

Atenção: No domingo (9) não haverá sessões.

 

PROGRAMAÇÃO
30/05 A 05/06/2024

La Chimera, de Alice Rohrwacher (ITA/FRA/CHE, 2023, 130 min)
Sinopse: Todos têm sua própria Quimera, algo que buscam, mas nunca conseguem encontrar. Para uma gangue de ladrões de antigos objetos funerários e maravilhas arqueológicas, a Quimera significa o desejo pelo dinheiro fácil. Para Arthur, a Quimera se parece com a mulher que ele perdeu, Beniamina. Para encontrá-la, ele desafia o invisível e procura por toda parte em busca de um mitológico caminho para a vida após a morte. Numa jornada entre vivos e mortos, entre florestas e cidades, entre celebrações e solidão, desenrolam-se os destinos entrelaçados desses personagens, todos à procura da Quimera.

Não recomendado para menores de 16 anos.

Horários
19h30 Quinta (06), Sexta (07) e Sábado (08)
20h Segunda (10), Terça (11) e Quarta (12)

 

Toda Noite Estarei Lá, de Suellen Vasconcelos e Tati Franklin (Brasil, 2023, 72 min)
Sinopse: Impedida de frequentar o culto de sua preferência, Mel não desiste de professar a sua fé. Toda noite ela prepara cartazes e os leva para a porta da igreja, à espera do dia que poderá voltar a entrar. Ao longo de anos marcados pela ascensão de um governo ultraconservador e pelas dificuldades trazidas por uma inesperada pandemia, o documentário acompanha a luta da cabeleireira travesti por fazer valer o seu direito constitucional à liberdade religiosa.

Não recomendado para menores de 12 anos.

Horários
16h Quinta (06), Sexta (07) e Sábado (08)
18h30 Segunda (10), Terça (11) e Quarta (12)

 

A Filha do Palhaço, de Pedro Diogenes (Brasil, 2022, 104 min)
Sinopse: Joana, uma adolescente de 14 anos, aparece para passar uma semana com o pai, Renato, um humorista que apresenta seus shows em churrascarias, bares e casas noturnas de Fortaleza interpretando a personagem Silvanelly. Apesar de mal se conhecerem, pai e filha terão que conviver durante essa semana, vivendo novas experiências, que irão transformar sua relação e suas vidas.

Não recomendado para menores de 16 anos.

Horários
17h30 Quinta (06), Sexta (07) e Sábado (08)
16h30 Segunda (10), Terça (11) e Quarta (12)

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910