Campus de Goiabeiras - Vitória

Programação de 6 a 12 de outubro

A programação semanal do Cine Metrópolis apresenta novidades: o lançamento de um filme brasileiro, uma mostra dedicada ao diretor sul coreano Hong Sang-soo e a realização de uma sessão especial de Dia das Crianças na quarta (12).

Estreamos Enquanto Estamos Aqui, filme de Clarissa Campolina e Luiz Pretti, que apresenta uma linguagem audiovisual diferenciada, na qual o texto é construído por meio de diálogos em off e citações de diversos autores, entre eles o ensaísta Jonathan Crary e a poeta mineira Ana Martins Marques. A narrativa propõe um olhar sobre o mundo globalizado por meio da história de Lamis e Wilson, uma libanesa e um brasileiro que vivem como imigrantes em Nova York e na Europa.

"O processo de escrita do roteiro, além da pesquisa dos textos, em 'Enquanto Estamos Aqui' aconteceu ao mesmo tempo em que filmávamos, montávamos e selecionávamos as imagens de nossos arquivos pessoais. Os diferentes estágios da produção foram se misturando ao longo do tempo", explicam os diretores. O resultado é um filme híbrido, que transita entre o documentário e a ficção, o realismo e a poesia. "A narrativa do filme foi construída de maneira que a ficção poderia emergir e ganhar independência das nossas experiências pessoais, dessa forma expandindo o horizonte e chamando atenção para o aspecto sociopolítico", completam.

O longa estreou mundialmente no Festival Internacional de Cinema de Rotterdam. No Brasil, teve exibição na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e no Olhar de Cinema, de Curitiba. Agora o filme chega aos cinemas com a primeira sessão na quinta-feira (06), às 17h30. Teremos também uma sessão especial seguida de debate na segunda-feira (10), às 16h30.

A partir desta quinta também apresentamos a mostra Encontros com Hong Sang-soo. Serão exibidos sete filmes do diretor, alguns deles premiados em grandes festivais internacionais, como Locarno e Berlim, com destaque para sua obra mais recente, “Encontros” (2020). A mostra segue até 19 de outubro, com valor único de R$ 8 para todos, e é uma rara oportunidade para o público capixaba mergulhar na obra de um dos mais importantes autores do cinema mundial. Estudantes de graduação da UFES têm entrada subsidiada mediante apresentação da carteira estudantil ou comprovante de matrícula e documento com foto.

A mostra passa por obras importantes da carreira  recente do cineasta , como "Filha de Ninguém", de 2013; "Certo Agora, Errado Antes", vencedor do prêmio Leopardo de Ouro no Festival de Locarno em 2015; "Na Praia à Noite Sozinha", que recebeu o prêmio Urso de Prata de melhor atriz para Kim Min-hee no Festival de Berlim em 2017; "O Dia Depois", que estreou em 2017; "A Câmera de Claire", protagonizado pela atriz francesa Isabelle Hupert, de 2017; "A Mulher que Fugiu", vencedor do prêmio Urso de Prata de melhor direção no Festival de Berlim de 2020; e "Encontros" (2021), seu filme mais recente lançado no Brasil, premiado como melhor roteiro no Festival de Berlim.

Com uma carreira reconhecidamente prolífica, Sang-soo, nascido em Seul em 1960,  traz como marca de sua autoralidade o cotidiano de forma despretensiosa, com personagens expostos em situações comuns e a metalinguagem como fio condutor.

Com diálogos envolventes, os encontros e desencontros das relações amorosas, algumas delas entre diretores e atrizes, são trazidos à tela. Algumas situações, simultaneamente cômicas e dramáticas, nos apresentam a complexidade das relações afetivas.

O cinema de Hong Sang-soo dialoga com questões universais e se aproxima, notadamente, da obra de diretores como os franceses Éric Rohmer e Robert Bresson, ou do japonês Yasujiro Ozu. O naturalismo de sua linguagem e o interesse em questões aparentemente menos politizadas do que alguns de seus conterrâneos, o coloca à parte do burburinho recente em relação ao cinema sul-coreano, com uma forte marca autoral.

Outro destaque vai para Onoda - 10 Mil Noites na Selva, filme baseado em uma história real, do cineasta Arthur Harari, que terá sua última exibição no sábado (08)  às 16h. Não perca a última chance de assistir este drama de guerra japonês!

Na quarta-feira (12), às 16h30, acontece uma sessão Especial do Dia das Crianças, com exibição do filme brasileiro infantil Além da Lenda, produção pernambucana de Marília Mafé e Marcos França. O filme resgata as lendas do nosso folclore através da história de um livro sagrado que uma vez por ano, em 31 de outubro, Dia do Saci, data esquecida pelos brasileiros que preferem comemorar o Halloween. Um trio de personagens do Dias das Bruxas, a gata-bruxa Witchka, o espantalho Jerry Moon e o espectro Midnight, vêm ao país com a ideia de capturar o secreto livro e assim “dominar” as lendas brasileiras.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.