Campus de Goiabeiras - Vitória

Sessão especial Os Primeiros Soldados

Nesta sexta-feira (26), às 19h, o Cine Metrópolis apresenta uma sessão especial do filme "Os Primeiros Soldados", de Rodrigo de Oliveira, seguida de debate com o diretor, integrantes da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV (RNP+) e convidados.

A produção capixaba "Os Primerios Soldados" retrata a história daqueles que viveram a primeira onda de AIDS no Brasil, contada através de uma história de enfrentamento e acolhimento coletivo. Em seguida à exibição acontecerá uma mesa de debate com a presença de Rodrigo de Oliveira, diretor do filme, Maria Amélia Portugal, psicóloga e professora aposentada da UFES, Gabriel Waichert Monteiro, psicólogo da UFES, Sidney Parreira, representante estadual da RNP+, Cyntia Gomes, referência técnica IST/AIDS de Vitória, Martha Beatriz Santos Machado, diretora CTA SAE Vitória, Andrea Pereira Pretti, técnica representante da SESA, e Patrícia de Oliveira, farmacêutica da UFES/HUCAM

A sessão terá valor único de meia entrada para todos os pagantes. Estudantes da UFES têm entrada subsidiada mediante apresentação de carteira estudantil e documento de identificação com foto. 

Promovido pela RNP+ em parceria com a Diretoria de Ações Afirmativas da Ufes (DAAD/Proaeci), Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) e com o Hospital Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), o evento tem o objetivo propagar a prevenção e promover uma discussão sobre a história do movimento das pessoas vivendo com HIV no Brasil, as conquistas e os desafios singulares que ainda precisam ser superados. Trata-se de um espaço importante de formação que poderá oportunizar um diálogo sensível com a comunidade universitária e demais agentes sociais.

O advento dos medicamentos antirretrovirais e os reflexos na melhoria da qualidade de vida dos pacientes, permitiu que a Aids passasse a ser entendida como uma doença crônica. Se por um lado isso favorece a adesão, por outro, a banalização do agravo também está associada ao aumento do número de casos. Nesse sentido, a prevenção contra o vírus deve reunir estratégias de conscientização que destaquem o histórico de lutas e as persistentes dificuldades que incidem sobre a vida da  pessoas vivendo com HIV. 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910