Campus de Goiabeiras - Vitória

Uma pré-estreia ousada e duas estreias brasileiras chegam ao Cine Metrópolis nesta quinta (20)

"O Intruso" de Bruce LaBruce, têm sua pré-estreia confirmada a partir desta quinta (20). Conhecido por seu cinema transgressivo e sem pudor, LaBruce é uma das maiores referências do cinema queer contemporâneo. Com forte influência do movimento e da estética punk, seus filmes trazem um forte ativismo político, utilizando elementos como o sexo explícito, fetiches e taras. É uma experiência única assistir a um filme de LaBruce na tela grande, portanto, não deixe de assistir.

 

Em "O Intruso", LaBruce recria a obra de Pier Paolo Pasolini, "Teorema" (1968). Nesta versão, a questão da imigração na europa está presente, e LaBruce se utiliza da subversão para criticar as políticas hostis da Grã-Bretanha. 

 

O Intruso, de Bruce LaBruce (Reino Unido, 2025, 101 min.)

 

Sinopse: Um refugiado aparece nu dentro de uma mala na margem do rio Tâmisa. O enigmático visitante se apresenta a uma família burguesa de classe alta e é convidado a morar com eles como funcionário. Seduzindo cada membro da família em uma série de encontros sexuais, o estranho vira o mundo deles de cabeça para baixo, permitindo que se redefinam de maneiras radicais.

 

Não recomendado para menores de 18 anos.

 

Da diretora Joana Nin ("Visita Íntima", "Cativas: Presas pelo Coração"), o documentário "Os 80 Gigantes" denuncia o descaso com a cultura e com a comunidade ao contar a história da Cia dos Ventos, um projeto social que chegou a contar com mil alunos, mas viu seu fim com a falta de investimento. Confira:

 

Os 80 Gigantes, de Joana Nin (Brasil, 2025, 75 min.)

 

O sonho de um casal de artistas de teatro de bonecos e seu mundo fantástico, construído em parceria com a comunidade, desmorona quando uma grave crise os leva a um evento trágico. O projeto social “O boneco e a sociedade” chegou a contar com mil alunos, mas foi descontinuado ao sabor das pendengas políticas municipais, deixando desalojada a família e também Os 80 gigantes. No filme, a Cia dos Ventos se reinventa e relembra seu passado cheio de alegrias e tristezas enquanto monta um novo espetáculo.

 

Não recomendado para menores de 10 anos.

 

Do lendário Ruy Guerra, diretor de "Os Fuzis" e tantas outras obras consagradas no cinema brasileiro, "Aos Pedaços", que conquistou 3 prêmios no Festival de Gramado, estreia em poucos horários. Não perca. 

 

Aos Pedaços, de Ruy Guerra (Brasil, 2020, 93 min.)

 

Eurico Cruz amanhece irritado. Sabe que algo está por acontecer. Eurico vive de viagem entre casas idênticas, uma construída no deserto, outra numa praia tropical. Em cada casa, vive uma de suas esposas, Ana e Anna. Nesse labirinto de espaços iguais recebe a perturbadora visita de Eleno. Um bilhete lhe anuncia sua morte. Quem o ameaça? Embaralham-se os espaços, as personagens, suas paixões extremas, seus ódios, amores e suspeitas.  

 

Não recomendado para menores de 14 anos.

 

"Misericórdia" e "As Cores e Amores de Lore" continuam por uma última semana em cartaz. Aproveite as últimas chances de assisti-los!

 

Misericórdia, de Alain Guiraudie (FRA/ESP/PRT, 2024, 103 min.)

 

Jérémie volta à sua cidade natal para o funeral do seu antigo patrão, o padeiro da aldeia. Ele decide ficar uns dias com Martine, a viúva. No entanto, um desaparecimento misterioso, as ameaças de um vizinho e um padre com estranhas intenções fazem a curta estadia de Jérémie na aldeia tomar um rumo inesperado.

 

Não recomendado para menores de 16 anos.

 

As Cores e Amores de Lore, de Jorge Bodanzky (Brasil, 2025, 80 min.)

 

Documentário construído a partir de uma série de encontros entre o diretor Jorge Bodanzky e a influente pintora alemã Eleonore Koch, conhecida como Lore, em seus últimos anos de vida. Única discípula de Volpi, radicada no Brasil desde a Segunda Guerra Mundial, a artista enigmática viveu livre e intensamente, dedicando-se à produção artística.

 

Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Confira os horários aqui.

 

 

 

 

 

 

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910