Campus de Goiabeiras - Vitória

Imagens do Futuro 2023/1

O Cine Metrópolis apresenta o curso de extensão Imagens do Futuro, com o professor Fabio Camarneiro (Departamento de Comunicação Social). O curso percorre diferentes momentos da história do cinema para tentar entender como os filmes nos ajudam a imaginar o que será o futuro e como os filmes se enganaram ao prever o que seria nosso presente. Temas como as novas tecologias, os robôs, as máquinas, as distopias, os totalitarismos, o controle dos corpos e das mentes... Tudo isso poderemos encontrar nos 15 filmes selecionados para esta edição do curso, que ocorre em 4 módulos independentes, às quartas-feiras, de 22 de março a 05 de julho de 2023.

O curso é inteiramente gratuito e aberto tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público geral. Os participantes terão direito a certificado no final do curso.

Uma realização do projeto de extensão Uma História do Cinema no Cine Metrópolis, em parceria com o Departamento de Comunicação Social, Secretaria de Cultura da Ufes e Cine Metrópolis.
 

Programação

Módulo 1 – IMAGENS DO FUTURO: Androides e ciborgues

Blade Runner: O Caçador de Androides, de Ridley Scott (UK, 1982, 116 min.)

Sinopse: No ano de 2019, o departamento de polícia força Rick Deckard a sair de sua aposentadoria para caçar quatro humanos geneticamente projetados que vieram à Terra. Designados para realizar trabalhos pesados, os humanos fabricados são mais fortes, mais velozes e mais inteligentes do que humanos originais. Eles não sentem dor ou remorso, são quase indistinguíveis de outros humanos... e estão matando pessoas. Agora Deckard deve impedi-los antes que matem novamente. Baseado no romance “Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?” de Philip K Dick.

22/03, às 13h. Entrada franca.
 

Metrópolis, de Fritz Lang (DEU, 1927, 153 min.)

Sinopse: A cidade de Metrópolis é dividida em duas: de um lado estão os operários, vivendo na miséria e explorados por máquinas. Do outro, estão os políticos, que desfrutam de um jardim idílico. Uma história de amor surge entre os dois extremos da cidade.

29/03, às 13h. Entrada franca.

RoboCop, de Paul Verhoeven (USA, 1987, 102 min.)

Sinopse: Na cidade de Detroit em um contexto distópico e infestado de crimes, um policial gravemente ferido retorna à força como um ciborgue poderoso assombrado por memórias reprimidas.

05/04, às 13h. Entrada franca.

Tetsuo, Shin'ya Tsukamoto (JAP, 1989, 77 min.)

Sinopse: Um estranho, conhecido apenas como “Metal Fetishist”, é atropelado e possivelmente morto por um homem de negócios e sua namorada enquanto davam um passeio de carro. Após o acidente, o homem percebe que está sendo gradualmente afetado por um tipo de síndrome, que começa a transformar partes de seu corpo em peças de metal. Logo ele descobre que seu nêmesis não está de fato morto, e que de alguma forma está por trás de sua transformação.

12/04, às 13h. Entrada franca.

Módulo 2 – IMAGENS DO FUTURO: Sociedade de controle

1984, de Michael Radford (UK, 1984, 117 min.)

Sinopse: Uma adaptação do romance de George Orwell sobre uma sociedade futurista totalitária, na qual um homem, cujo trabalho diário é reescrever a história, tenta se rebelar se apaixonando.

19/04, às 13h. Entrada franca.

Alphaville, de Jean-Luc Godard (FRA/ITA, 1965, 99 min.)

Sinopse: A população da cidade futurista de Alphaville é dominada pelo computador Alpha 60 que aboliu os sentimentos. O agente Lemy Caution é enviado à cidade com a missão de encontrar seu inventor, o Professor Von Braun, e convencê-lo a destruir a máquina.

26/04, às 13h. Entrada franca.

Fahrenheit 451, de François Truffaut (UK, 1966, 112 min.)

Sinopse: Adaptação do livro de Ray Bradbury sobre uma sociedade do futuro que baniu todos os materiais de leitura e o trabalho dos bombeiros de manter as fogueiras a 451 graus: a temperatura que o papel queima. Um bombeiro começa a repensar sua função ao conhecer uma jovem encantadora que adora livros.

03/05, às 13h. Entrada franca.

Strange Days, de Kathryn Bigelow (USA, 1995, 145 min.)

Sinopse: Lenny Nero é um ex-policial que trabalha vendendo discos que permitem que seus clientes experimentem emoções de outras pessoas. Após ver uma prostituta sendo assassinada em um desses discos, ele pede ajuda a um amigo para encontrar o assassino.

10/05, às 13h. Entrada franca.

Módulo 3 – IMAGENS DO FUTURO: Resistência e memória

Born in Flames, de Lizzie Borden (USA, 1983, 90 min.)

Sinopse: Em Nova York, após 10 anos da “guerra de libertação social-democrática”, diversos grupos de mulheres organizam uma revolta feminista em busca de igualdade.

17/05, às 13h. Entrada franca.

O Último Anjo da História, de John Akomfrah (UK/DEU, 1996, 45 min.)

Sinopse: O Última Anja do História é uma exploração das possibilidades do vídeo digital em uma mitologia do futuro que cria conexões entre a cultura negra, o espaço sideral e os limites da condição humana. O filme traz conceitos de Afrofuturismo como uma metáfora para o deslocamento da cultura e raízes negras.

24/05, às 13h. Entrada franca.

Distrito 9, de Neill Blomkamp (ZAF/USA/NZL/CAN, 2009, 112 min.)

Sinopse: Alienígenas chegam à Terra em busca de refúgio e passam a viver separados dos humanos em uma área na África do Sul chamada Distrito 9. Eles são comandados pela multinacional United, que não se importa com o bem-estar dos visitantes, mas se dispõe a tudo para dominar a tecnologia que eles possuem. Quando um agente em campo contrai um vírus que altera o seu DNA, o distrito passa a ser o único lugar em que ele pode se esconder.

31/05, às 13h. Entrada franca.

Branco Sai, Preto Fica, de Adirley Queirós (BRA, 2014, 93 min.)

Sinopse: Tiros em um baile de black music em Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.

07/06, às 13h. Entrada franca.

Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi (BRA/USA, 2013, 74 min.)

Sinopse: Um indígena guerreiro imortal vê 600 anos do passado e do futuro do Brasil enquanto procura a alma perdida de sua amada.

28/06, às 13h. Entrada franca.

Módulo 4 – IMAGENS DO FUTURO: Dentro da máquina

Tron, de Steven Lisberger (USA, 1982, 96 min.)

Sinopse: Quando o engenheiro de computação Kevin Flynn descobre que Ed Dillinger, um executivo da sua empresa, está roubando seu projeto, tenta invadir o sistema. No entanto, Flynn é transportado para o mundo digital em um programa antagônico.

14/06, às 13h. Entrada franca.

eXistenZ, de David Cronenberg (CAN/UK/FRA, 1999, 97 min.)

Sinopse: Um criador de videogames precisa buscar refúgio em sua própria realidade virtual ao sobreviver a uma tentativa de assassinato. Os limites entre a realidade e o mundo virtual ficam cada vez menos claros quando o criador e seus aliados são envolvidos em um jogo perigoso.

21/06, às 13h. Entrada franca.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910