Programação de 20 a 26/10
A partir desta quinta (20), a programação do Cine Metrópolis tem duas estreias de peso. O drama biográfico brasileiro “Lima Barreto, ao Terceiro Dia” e o terror “Halloween Ends” entram em cartaz, enquanto o drama iraniano “O Perdão” completa a programação até quarta (26).
A biografia “Lima Barreto, ao Terceiro Dia”, de Luiz Antonio Pilar, chega aos cinemas no ano do centenário da morte do escritor carioca. Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro e Melhor Direção de Arte no Cine PE 2021, festival de cinema realizado em Recife, o filme narra os três últimos dias da internação de Lima Barreto (1881-1922) em um manicômio. Durante a internação, o escritor relembra sua vida como jovem autor e é assombrado pelos personagens de seu mais famoso romace, "Triste Fim de Policarpo Quaresma".
A sessão de lançamento, na quinta-feira (20), às 17h, será seguida de debate com a professora Andressa Zoi Nathanailidis, do Departamento de Línguas e Letras (UFES) e Luciano Feijão, ilustrador, professor e artista visual que publicou em 2020 o livro “Diário do Hospício”, com suas ilustrações para o texto de Lima Barreto.
Outro destaque da semana é a estreia de “Halloween Ends”, de David Gordon Green. Após ter sido assombrada pela presença do assassino Michael Myers por décadas, Laurie está determinada a se libertar do medo e abraçar a vida. Mas quando um jovem vizinho é acusado de matar um garoto, o retorno da violência e do terror à cidade forçará Laurie a enfrentar o mal.
O filme marca o fim de uma nova trilogia, lançada a partir de 2018, da aclamada franquia de horror iniciada por John Carpenter em 1978. A longa série, que rendeu mais de uma dezena de títulos, narra a trajetória do personagem ficcional Michael Myers. O filme terá sessões diárias às 20h.
Não perca também a última semana do drama iraniano “O Perdão”, dos diretores Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha. A produção traz a história de Mina, uma mulher cujo marido foi condenado à pena de morte. Um ano depois, a viúva recebe a notícia de confissão do verdadeiro assassino do crime e passa a lutar para que os juízes reconheçam o erro publicamente e peçam desculpas. “É a história não apenas de minha mãe, mas também de meu pai, que foi executado por motivos políticos e sem julgamento”, afirma a diretora (e também atriz principal), em entrevista divulgada no material promocional do filme.
Na quarta-feira (26), às 13h, acontece o quinto encontro do Curso de Extensão: Imagens do Trabalho, com o professor Fabio Camarneiro (Departamento de Comunicação Social - UFES), no qual teremos exibição seguida de debate sobre o filme brasileiro “Arábia”, de Affonso Uchôa e João Dumans. Vencedor de 5 prêmios no Festival de Brasília, o filme de 2016 narra a história do jovem André, que ao encontrar o diário de um trabalhador numa vila operária em Ouro Preto, entra em contato com a comovente trajetória de vida de Cristiano, em meio às mudanças sociais e políticas do Brasil nos últimos dez anos. As sessões do curso são abertas e gratuitas para toda a comunidade. Aproveite!
Para uma atividade em família, teremos no sábado (22), às 10h30, uma sessão especial na programação do evento Sábados de Esporte e Lazer na UFES, com exibição do filme brasileiro infantil “Além da Lenda”, produção pernambucana de Marília Mafé e Marcos França. O filme resgata as lendas do nosso folclore através da história de um livro sagrado que uma vez por ano, em 31 de outubro, Dia do Saci, data esquecida pelos brasileiros que preferem comemorar o Halloween. Um trio de personagens do Dias das Bruxas, a gata-bruxa Witchka, o espantalho Jerry Moon e o espectro Midnight, vêm ao país com a ideia de capturar o secreto livro e assim “dominar” as lendas brasileiras.