Albertina Carri, diretora argentina que alcançou grande reconhecimento por seu filme "As Filhas do Fogo", um road movie erótico e um retrato sobre o amor lésbico e livre. Agora a diretora lança seu novo filme "Caiam as Rosas Brancas", e ambos são destaque na programação do Metrópolis nesta próxima semana. Haverá, inclusive, uma dobradinha seguida de debate na terça (20) para discutir os temas presentes em ambos os filmes. Confira as sinopses:
Caiam as Rosas Brancas, de Albertina Carri (BRA/ARG/ESP, 2025, 123 min.)
O ciclo “Três Filmes de Gustavo Galvão” apresenta uma retrospectiva da carreira do cineasta brasiliense, com destaque para seu novo longa Inventário de Imagens Perdidas (2023), selecionado para o 41o Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay (Montevidéu, 2023). Com mais de duas décadas de trajetória e filmes exibidos em diversos festivais nacionais e internacionais, Galvão também assina O Vazio de Domingo à Tarde (2023) e Ainda Temos a Imensidão da Noite (2019), que completam a mostra e aprofundam o olhar sobre sua filmografia. Confira as sinopses:
Apresentamos o Programa Maya Deren, uma mostra composta por 4 sessões que apresentam diferentes temáticas na obra da cineasta que é considerada uma pioneira no campo do cinema experimental. Além dos filmes da própria Deren, a mostra também conta com trabalhos de outras e outros cineastas experimentais que se colocam (abertamente ou não) em diálogo com sua obra, entre eles Barbara Hammer, Vivian Ostrovsky, José Agrippino de Paula e Maria Esther Stockler.
Nesta quinta (24), o Metrópolis traz duas estreias brasileiras: “Noel Rosa - Um espírito Circulante”, de Joana Nin, e "Baixo Centro", de Ewerton Belico e Samuel Marotta.
Mergulhando na alma de Vila Isabel para revelar como o legado do Poeta da Vila ainda pulsa nas ruas, nas músicas e nas memórias, “Noel Rosa - Um espírito Circulante” emociona com as participações mais que especiais, como Mart’nália, Dori Caymmi, Moacyr Luz e Edu Krieger, além de vozes históricas como Cartola e Aracy de Almeida. Um encontro entre passado e presente, onde o samba prova que jamais morrerá.
Depois de uma pré-estreia lotada, o relançamento em 4K de "Cidades dos Sonhos" entra em cartaz na quinta (17). Considerado um clássico, o filme voltou às discussões após a morte do diretor David Lynch. Fãs saudosos e espectadores curiosos agora podem ter a experiência de ver o filme na telona em alta definição.
Nesta quinta (27), o Metrópolis vai contar com debate após a sessão de estreia de "Onda Nova", comédia erótica brasileira lançada nos anos 80, que agora chega em sua versão remasterizada em 4K. O filme chegou a ser censurado pela ditadura militar da época, impedindo sua circulação. O debate contará com a presença de Raabe Bastos, Mestranda na linha de Textualidades Midiáticas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG), onde pesquisa tensionamentos de gênero e sexualidade, a partir das lesbianidades, na plataforma PornHub.
Nesta quinta, dia 20/03, duas esteias de peso chegam ao Cine Metrópolis!
"Sem Chão", ganhador do Oscar de Melhor Filme Documentário em 2025, de Yuval Abraham, Basel Adra e Hamdan Ballal, acompanha, durante meia década, um ativista palestino que documenta a destruição de sua comunidade pela ocupação israelense, e, ao meio da jornada, encontra um aliado inesperado: um jornalista israelense.
"O Intruso" de Bruce LaBruce, têm sua pré-estreia confirmada a partir desta quinta (20). Conhecido por seu cinema transgressivo e sem pudor, LaBruce é uma das maiores referências do cinema queer contemporâneo. Com forte influência do movimento e da estética punk, seus filmes trazem um forte ativismo político, utilizando elementos como o sexo explícito, fetiches e taras. É uma experiência única assistir a um filme de LaBruce na tela grande, portanto, não deixe de assistir.
Duas estreias chegam nesta quinta (13): "Misericódia" e "As Cores e Amores de Lore" vêm para somar na programação.
Do diretor francês Alain Guiraudie, conhecido por seus filmes com temática queer, entre eles, "Um Estranho no Lago" (2013), "Misericórdia" navega entre a comédia e o drama policial. O filme teve uma ótima recepção no Festival de Cannes de 2024, onde fez sua estreia. Além disso, ele foi eleito o melhor filme de 2024 pela tradicional revista Cahiers du Cinéma, superando Segredos de um Escândalo e Zona de Interesse. Confira a sinopse: