2ª Mostra Constelações Indígenas - 18 a 24 de abril

A segunda edição da Mostra Constelações Indígenas, festival de cinema e cultura indígena, acontece entre os dias 18 e 24 de Abril de 2024 no Cineclube Metrópolis (Ufes). Ao longo dessa semana serão exibidos filmes de realizadores indígenas e não indígenas que abordam aspectos históricos, cosmologias, resistências e as diversas formas de ativismo político e audiovisual dos povos originários. A programação também inclui sessões destinadas ao público infantil, a escolas, mesas de debates e apresentações musicais e de dança.

Vaga para bolsista no Núcleo de Documentação

A partir desta sexta (12/04/2024) até a próxima quinta (18/04) estará aberta a inscrição de bolsista de apoio administrativo para o projeto "Núcleo de Documentação e Memória do Cinema e do Audiovisual no Espírito Santo", realizado pelo Cineclube Metrópolis (Secult-UFES) por meio do Programa Integrado de Bolsas (PIB) para Estudantes de Graduação (Projetos Especiais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão II - PaEPE II). O valor da bolsa é de R$ 700,00 (setecentos reais).

Ufes sedia programação da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

O Cine Metrópolis sedia, a partir de 19 de março, a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Espírito Santo. A cerimônia de abertura será realizada às 18 horas e terá a exibição do filme Nas Asas da Pan Am, de Silvio Tendler, o cineasta homenageado nesta edição.

Programação suspensa

Desde a última quinta-feira (04) nossa programação regular de filmes e mostras está suspensa por tempo indeterminado devido a um problema no sistema de projeção.

A programação prevista para o período de 4 a 10 de maio, especialmente a mostra Godard60, será reagendada. Lamentamos o ocorrido e esperamos retomar em breve as exibições regulares.

Neste período, as aulas do curso "Imagens do Futuro”, às quartas, 13h, e outras atividades especiais que puderem ser realizadas com nosso antigo sistema de projeção serão mantidas.

Agradecemos pela compreensão e carinho.

Programação de 4 a 10 de maio

Na semana de comemoração dos 69 anos da Ufes, apresentamos a Mostra GODARD60, uma retrospectiva com cinco filmes do cineasta francês Jean-Luc Godard. O drama brasileiro "Noites Alienígenas", de Sérgio Carvalho, e o filipino "Nintendo e Eu", de Raya Martin, continuam em cartaz.

Programação de 27/04 a 03/05

O Cine Metrópolis apresenta duas estreias que prometem surpreender o público: o brasileiro "Noites Alienígenas", de Sérgio de Carvalho, e "Nintendo e Eu", do diretor filipino Raya Martin, entram em cartaz nesta quinta-feira (27).

Programação de 20 a 26/04

Dando sequência à programação do Abril Indígena, mês dedicado à reflexão e celebração da cultura indígena em todo o país, o Cine Metrópolis estreia nesta quinta-feira (20), o filme “Para’í”. Continua também em exibição "Shortbus", "Os Cinco Diabos" e "Raquel 1:1".

Do diretor Vinicius Toro, "Para'í" é uma obra sensível e instigante que conta a história de uma menina guarani que busca cultivar uma espécie de milho guarani tradicional e, a partir desse encontro, começa a questionar seu lugar no mundo e as diferenças que a cercam.

Celebrações e Formas de Expressão do Congo do Espírito Santo são retratadas em novo filme

No próximo dia 18 de abril, terça-feira, às 16h, o Cine Metrópolis exibirá o documentário "Congo do Espírito Santo: Celebrações e Formas de Expressão", com entrada franca.

O filme é o resultado da pesquisa de identificação do Congo, realizada entre 2018 e 2020, com o objetivo de registrar o patrimônio imaterial nacional. A pesquisa foi realizada através de uma parceria entre a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Espírito Santo e a Universidade Federal do Espírito Santo.

Vaga para monitor bolsista

A partir desta sexta (14/04/23) está aberta a inscrição de monitor bolsista para o projeto "Núcleo de Documentação e Memória do Cinema e do Audiovisual no Espírito Santo - Fase 2", realizado pelo Cine Metrópolis (Secult-UFES) por meio do Programa Integrado de Bolsas (PIB) para Estudantes de Graduação (Projetos Especiais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão II - PaEPE II).

Programação de 13 a 19/04

O Cine Metrópolis apresenta a partir desta quinta-feira (13) a reestreia do clássico independente “Shortbus”, de John Cameron Mitchell. Após 16 anos de seu lançamento, o filme volta em cartaz em uma nova cópia. Confira datas e horários abaixo.

O filme traz um olhar instigante sobre as interseções entre amor e sexo na cidade de Nova York. A obra apresenta uma terapeuta sexual, uma dominatrix e um casal gay, que se encontram em um ambiente polissexual chamado Shortbus.